domingo, fevereiro 27, 2022

À distância


Há dois dias, nas televisões, surgiu esta imagem da sede dos serviços de informação da Ucrânia, em Kiev, onde teria deflagrado um incêndio.

Quando, há uns anos, fui pela primeira vez a Kiev, fiz uma excursão pela cidade, num autocarro turístico. O guia, ao passarmos por este edifício, disse uma frase enigmática: “Há muitos anos, este era considerado o mais alto edifício da cidade”. 

Ficámos todos perplexos! O prédio tinha muito poucos andares. O homem, sorrindo, esclareceu: “A razão é simples. No tempo da União Soviética esta era a sede do KGB. Dizia-se que, da sua cave, onde eram as masmorras, conseguia ver-se a Sibéria…”

7 comentários:

Flor disse...

Um horror!:(

mensagensnanett disse...

MUITO, MAS MUITO, PIORES QUE PUTIN
.
.
O vizinho de Putin (vulgo Ocidente XX-XXI) é pessoal muito, mas muito, pior que ele.
.
Europeu-do-sistema XX-XXI: boys e girls que:
- INSTIGAM GUERRAS, INSTIGAM SUBDESENVOLVIMENTO... E... PROCURAM INSTITUIR ÓDIO, SENTIMENTO DE CULPA, CONTRA OS IDENTITÁRIOS AUTÓCTONES que reinvidicam a Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
[e instigam o cerco a Vladimir Putin por países da NATO]
.
.
Putin deveria ter feito uma ofensiva diplomática:
-> os líderes do europeu-do-sistema XX-XXI (Merkel, Sarkozy, etc) deveriam ser JULGADOS POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.
[estiveram em conluio, quer com a destruição de economias, quer com o massacre de milhões de pessoas]
.
.
Exemplo 1:
- Merkel (etc) bloqueiam a investigação à forma como chegam armas a 'grupos rebeldes' que... não possuem fábricas de armamento!
.
Merkel (etc) estão preocupados é em acusar de '''RACISTAS'''/xenófobos os Identitários separatistas que dizem o óbvio:
- «a recepção de refugiados faź parte do negócio... os países aonde são produzidas as armas utilizadas pelos 'grupos rebeldes' é que têm de pagar a ajuda aos refugiados».
.
[É isso: a máfia do armamento fornece armas a 'grupos rebeldes' (sim: os 'grupos rebeldes' não possuem fábricas de armamento!) para lucrar, não apenas com a venda de armas, mas também com o acesso a recursos naturais de baixo custo (petróleo, etc)... e mais, refugiados são deslocados para locais aonde existem investimentos interessados em negócios de abundância de mão-de-obra servil].
.
.
Exemplo 2:
O europeu-do-sistema XX-XXI (procurando ter acesso a uma panóplia de fornecedores de abundância de mão-de-obra servil) bloqueia a introdução da Taxa-Tobin.
.
Pois: o europeu-do-sistema está preocupado é em acusar de 'RACISTAS'/xenófobos os Identitários separatistas que dizem o óbvio:
- «num planeta aonde mais de 80% da riqueza está nas mãos dos mais ricos, que representam apenas 1% da população, quem deve pagar a aos povos mais pobres é a Taxa-Tobin, e não a degradação das condições de trabalho da mão-de-obra servil de outros povos».
.
.
.
O europeu-do-sistema XX-XXI é pessoal para esquecer... é pessoal que: não só VENDEU O SEU SILÊNCIO (às atrocidades cometidas pela máfia do armamento), como também se tornou agente ao serviço de interesses económicos de índole esclavagista/colonialista.
.
.
Pois é:
-> o 'problema' do europeu-do-sistema XX-XXI não é Identidade... mas sim, cidadanismo de Roma (dispôr de um território de saque).
.
.
O cidadanismo de Roma tem duas vertentes:
1- ódio tiques-dos-impérios: ódio a povos autóctones dotados da Liberdade de ter o seu espaço.
2- projectar uma economia de índole esclavagista: projectar uma economia com o pressuposto da existência de outros como fornecedores abundância de mão-de-obra servil..
.
.
.
.
1- europeus disponíveis para trabalhar para a sustentabilidade
... versus...
2- europeus do cidadanismo de Roma.
.
Separatismo Identitário na Europa:
- NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO ("ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo")... não foi... o cidadanismo de Roma.
.
.
.
SEPARATISMO-50-50
---» Todos Diferentes, Todos Iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com
.
.
.
.
P.S
O que há a dizer aos supremacistas demográficos... é simples e óbvio:
- possuem imensos, imensos, territórios ao seu jeito!...
- não sejam nazis!!!
- ou seja: aceitem a existência de outros!!!
Resumindo: os 'globalization-lovers', UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.

Jaime Santos disse...

Senhor Embaixador, isso só prova que o sentido de humor dos povos da ex-URSS está bem e recomenda-se (presume-se que para viver no dia-a-dia com o absurdo, um forte sentido de ironia ajuda).

O Milhazes saiu-se recentemente com aquela de 'na Rússia, o Passado é imprevisível' e eu lembrei-me então da anedota que já aqui contei sobre as 4 razões para o falhanço da agricultura na URSS: Primavera, Verão, Outono e Inverno...

Com uma dedicatória especial ao Joaquim de Freitas, claro...

Jaime Santos disse...

P.S. Ah, e o pormenor na imagem de que o regime de Myanmar apoio o ataque da Rússia é delicioso. Mas não é notícia. É completamente previsível, e logo e por definição, não contém qualquer informação...

Birds of a feather flock together...

Joaquim de Freitas disse...

Complemento de informaçao para FLOR:


O incêndio de Odessa ocorreu em 2 de maio de 2014 em meio à crescente agitação na Ucrânia após o sucesso do movimento Euromaidan.

Confrontos entre grupos pró-ucranianos e pró-russos eclodiram em várias ruas de Odessa1. Eles culminaram em um grande confronto em torno da Casa dos Sindicatos, um marco no centro de Odessa localizado no lote Kulikovo 4.

Este prédio pegou fogo em circunstâncias obscuras, resultando na morte de quarenta e dois ativistas pró-russos que ali se entrincheiraram5 . Acredita-se que o clorofórmio6, armazenado no prédio por motivo ainda desconhecido7, seja o responsável pela morte dos ocupantes.

Outras seis pessoas foram mortas nas ruas8: esses eventos são os confrontos civis mais sangrentos na cidade desde 1918

Flor disse...

Obrigada Joaquim de Freitas.

José disse...

O presidente ucraniano está a meter-se na boca do lobo, hoje.

Aceitar encontrar-se com apenas um representante do Putin, sob patrocínio dos bielorrusos, gente que está a participar na invasão da Ucrânia e que, ainda há pouco tempo cometeu um ato de pirataria áerea para capturar um ativista?!

E uma enorme coluna russa a caminho de Kiev...

Tudo isto cheira a um plano para matar ou capturar o presidente ucraniano e aproveitar o momento de espanto para um ataque em força contra Kiev.

Como é que é possível esta ingenuidade?

Carlos Antunes

Há uns anos, escrevi por aqui mais ou menos isto: "Guardo (...) um almoço magnífico com o Carlos Antunes, organizado pelo António Dias,...