domingo, fevereiro 20, 2022

Prazeres da carne

O candidato presidencial do que resta do Partido Comunista Francês, Fabien Roussel, colocou num tweet a seguinte ideia: “Um bom vinho, uma boa carne, um bom queijo: é a gastronomia francesa”. Acrescentou que “a melhor maneira de a defender é permitir aos franceses terem acesso a ela”, isto é, ganharem melhor.

Parecia uma ideia inócua: apelar a que os cidadãos pudessem usufruir de algo que é comummente tido como um património do país, nomeadamente no imaginário externo.

Pois não foi. Caiu meio mundo sobre Roussel. Apelar ao consumo de vinho, num tempo em que o álcool é diabolizado como fator de doenças? Carne, meus senhores!, agora que o mundo desliza para o veganismo? Queijo, explorando produtos leiteiros, cujo fabrico aumenta o CO2, pelo que começam a não estar na agenda do crescente higienismo? 

No fundo, para essas pessoas, o que Roussel disse configura um mundo antigo, feito de estereótipos caricaturais, que cada vez menos correspondem às exigências da sustentabilidade das sociedades modernas. Será assim?

O que acabo de escrever não tem como finalidade atiçar a onda de reclamações contra algum “politicamente correto”. Já dei para esse peditório. Apenas quero dizer que, para o bem ou para o mal, há que convir que estão a criar-se, cada vez mais, dois mundos que se afastam, limitando o grau de consenso dentro das sociedades. Uns dirão que é o passado a não entender o futuro. Outros dirão que “está tudo maluco!”.

Já agora: Roussel tinha 4% de intenções de voto. As suas preferências gastronómicas vão fazer subir a sua cotação?

4 comentários:

Jaime Santos disse...

Taubira, Hidalgo, Mélenchon, Yadot e o dito Roussel, é a Esquerda Francesa, diria eu (os 5 candidatos de Esquerda à eleição presidencial em Abril).

Todas juntas, as suas intenções de voto nas sondagens poderiam levar um candidato comum de Esquerda à segunda volta contra Macron e pelo menos dar um golpe duro nas intenções da Extrema-Direita.

Assim divididos, só demonstram que a Esquerda Francesa é mesmo a mais burra do mundo, pior até que o idiota do Corbyn.

Eu gostava que às vezes esta Esquerda fosse mais marxista tendência Groucho (se não gostarem dos meus princípios, arranjo outros) do que da tendência Chico (em quem vais acreditar, em mim, ou nos teus olhos?).

Não, ninguém está interessado no que vocês pensam, exceto talvez o Joaquim de Freitas! Apre, que são mesmo burros!

Ah, e gosto mesmo de uma boa vitela à francesa, acompanhada com um bom vinho francês (pode ser da Borgonha), e com uma boa tábua de queijos gauleses para terminar a refeição (salada de entrada e uma tarde tatin de sobremesa)...

João Cabral disse...

«Uns dirão que é o passado a não entender o futuro. Outros dirão que “está tudo maluco!”.»
Não é nem uma coisa nem outra, senhor embaixador. É "meia dúzia" dos do costume que fazem sempre muito barulho nas redes sociais para defender as suas "causas". Fora da bolha desse mundo virtual, são uns zés-ninguém a quem ninguém liga. Que não se meça o estado do mundo pelas redes sociais, é um erro fatal.

Patrick disse...

É exatamente a mesma "polêmica" que aconteceu no Brasil quando Lula fez declaração semelhante sobre picanha e cerveja. Aparentemente tem gente que não gosta de ouvir metáforas.

carlos cardoso disse...

Estou bastante de acordo com o que escreveu João Cabral. O que precisamos é de mais vozes a gritar que o rei vai nú, ao contrário das redes sociais, politicamente corretas, que nos querem convencer do contrário.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...