quarta-feira, fevereiro 03, 2021

Unidade

Um governo de ”unidade nacional”, além de democraticamente pouco saudável, poderia ter um efeito político muito negativo: polarizaria nos partidos de protesto, à esquerda e à direita, o descontentamento e mal-estar social que o agravamento da crise económica inevitavelmente irá criar no país nos próximos meses.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Um governo de unidade nacional não tem de ser "democraticamente pouco saudável": pode ser um governo constituído por uma aliança entre partidos, tal como qualquer outro.
Por exemplo, o atual governo alemão é constituído por uma aliança entre a CDU e o SPD, os dois grandes partidos do centro. É perfeitamente democrático.

Tony disse...

O caso que é referido, da aliança CDU/SPD, do governo alemão é semelhante ao do nosso PS, com apoio do PCP/BE. Tranquilamente democrático. Agora, um governo chamado de unidade nacional, configurado, como oiço falar, e, já com muita insistência, que deveria ser a partir de Belém, daria, inquietação e sarrabulho. Seria pior a emenda que o soneto. É melhor, não mexer. Deixem estar como está. Qual é a pressa, como diria o outro. Quando houver eleições o soberano povo, escolherá. A não ser que o inquilino de Belém, tivesse razões fortes e objetivas, que justificassem a chamada "bomba atómica".

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...