domingo, novembro 10, 2019

“Pronunciamiento”


Na América Latina, estão a acontecer tantas coisas nos últimos tempos que, de facto, já “fazia falta” um pronunciamento (para quem não saiba ou não se lembre é uma espécie de “ou fazes o que dizemos ou fazemos um golpe de Estado”) à antiga, como agora aconteceu na Bolívia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não haverá aí a mãozinha do Trumpr e Pompeo? Quem sabe!

carlos cardoso disse...

Gosto da imagem que escolheu do general Alcazar, embora ele não perdesse tempo com pronunciamentos: passava logo ao golpe de estado!

Anónimo disse...

Viva o General Tapioca!
Fernando Neves

Joaquim de Freitas disse...

Anonimo de 10 de novembro de 2019 às 22:06: Que escreve: Não haverá aí a mãozinha do Trumpr e Pompeo? Quem sabe!"

Ora, ora, a Bolivia? Leia Chomsky :" O golpe é promovido pela oligarquia boliviana (…) e conta com o apoio total do governo dos Estados Unidos, que há muito tempo anseia por expulsar Evo Morales e seu movimento de poder”, afirmou o renomado cientista político americano.
Em comunicado divulgado no sábado, Chomsky alertou que o centro de operações da embaixada dos EUA em La Paz (capital boliviana) revelou dois planos no país sul-americano: “o ‘plano A’, um golpe de estado e o ‘plano B’, o assassinato de Morales ”, afirmou."

Segundo o cientista político americano, , a oposição boliviana prepara um golpe de estado após o fracasso sofrido nas eleições de 20 de outubro contra o Movimento ao Socialismo (MAS), liderado por Morales. Jà està...

E depois, a Bolivia que tem a oferecer aos EUA?


A segunda maior reserva de gás do sub continente (atrás da Venezuela), as primeiras reservas de lítio do mundo (35%) e recursos minerais significativos (ferro, cobre, estanho, etc.

O problema é que o Presidente, é um Índio Aymara, camponês e sindicalista, símbolo de uma nova Bolívia, apoiado desde Janeiro de 2006 por uma base "indígena e plebeia".

Esta base que são os "Indios de mierda" - uma frase frequentemente usada pela "elite" racista branca de Sucre (a capital) e Santa Cruz, e que traduzo como "índios miseráveis" ...

EVO MORALES ganhou. Mas os planos dos seus inimigos, EUA; EU, CIA é que ou é derrubado ou morre.

Prova é feita, após Pinochet, Bolsonaro e agora Camacho ou Mesa, na Bolívia, que as eleições democráticas, de nada servem quando o fascismo estabeleceu os seus planos. A democracia serve ao fascismo a camuflar as suas intenções.

Beneficiando da liberdade democrática, organiza pacientemente a desforra das derrotas nas urnas, com a violência e a corrupção das forças armadas, e os dólares de Washington.

Eles sabem fazer! Quebrar a reputação do líder popular, o que é chamado no jargão "assassinato do personagem," (como fizeram com LULA), chamando-o de ladrão, corrupto, ditador ou ignorante.
Esta é a tarefa confiada aos comunicadores sociais que se auto denominam "jornalistas independentes".

Está tudo nos manuais de propaganda....da CIA.

A imagem dos soldados e da policia, de joelhos, a rezar e agradecer Deus pelo sucesso do golpe de Estado, com a Bíblia na mão, dá-nos uma ideia do obscurantismo que ainda subsiste nestes pobres povos da América Latina.
O Evangelismo tem as rédeas do poder. Da Casa Branca até La Paz, passando por Brasília e algures...

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...