terça-feira, novembro 26, 2019

Oportunidade

Na passada semana, na minha coluna no “Jornal de Notícias”, falei da deputada do Livre e daquilo que pensava ser nefasto numa parte da sua agenda política. Recebi uma (já esperada) revoada de críticas, sendo mesmo acusado de racismo e de anti-feminismo, em várias áreas das redes sociais. Aparentemente, e não obstante eu ter defendido a senhora, aquando do surgimento da bandeira da Guiné-Bissau na noite da sua eleição, o facto de se tratar de uma mulher negra e de esquerda deveria ter-me inibido de criticar as suas posições. E houve mesmo quem se interrogasse sobre a oportunidade daquele meu artigo. Neste último caso, mas só neste, reconheço que tinham plena razão: eu devia ter esperado uma semana mais para ter motivos para escrever sobre ela...

5 comentários:

Arber disse...

Mas deixe lá, Sr. Embaixador.
Parece que ainda vai ter muito que escrever, sobre ela e não só.
Ela decidiu guerrear o partido pelo qual foi eleita (embora diga que se elegeu sozinha!)
Entretanto, o Mamadou Ba do SOS Racismo também decidiu sair do BE.
Estaremos prestes a assistir ao nascimento de algo perigoso, este sim verdadeiramente incentivador de atitudes racistas?

Anónimo disse...

O pior é que a senhora já ameaçou que ficava onde estava e ninguém a faria deixar a «  bancada «  onde se sentou ...

Luís Lavoura disse...

Anónimo, nenhum deputado pode ser forçado a abandonar o lugar para o qual foi eleito. Já houve, por exemplo, muitos dissidentes do PCP que continuaram como deputados até ao final da legislatura.

Se o Livre escolheu mal a sua candidata principal, isso é problema dele (Livre). A Joacine, essa tem todo o direito e toda a legitimidade para continuar no lugar para o qual foi eleita.

António disse...

É o Políticamente Correcto Sr. Embaixador. Quando lhe começarem a censurar artigos será menos cordato com os radicais da parvoeira. Eu estou banido em blogues de esquerda radical e de direita radical (e de vez em quando aqui também). Banido por fazer perguntas, note-se - aparentemente os radicais só pregam a convertidos, o que, diga-se de passagem, é estupidez.

Lúcio Ferro disse...

É o colapso do Livre. Um projeto que até parecia ter interesse. Joacine Moreira tem culpa, por ser o quê é, uma pessoa com péssimos dons de oratória para o cargo que ocupa e, em termos técnicos, totalmente impreparada. Porém, a direção do Livre tb tem culpas: nunca a deveriam ter escolhido como cabeça de lista. Agora, aguentem (e nós todos, que martírio ter de "ouvir" as intervenções de Joacine Moreira no Parlamento).

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...