domingo, outubro 08, 2017

Rogério Martins (1928-2017)

A internet separa dois tempos do mundo. Nenhuma fotografia de Rogério Martins, antigo governante dos tempos de Marcelo Caetano, surge quando "googlamos" o seu nome, o que hoje fiz, ao saber da sua morte. E, no entanto, a sua importância, para a sociedade portuguesa, foi indiscutível e marcante. 

Rogério Martins, que era engenheiro de formação, fez parte de um grupo de jovens com que o marcelismo procurou "abanar" algum marasmo em que os últimos anos da gestão de Salazar, até 1968, tinha deixado cair a administração central na área económica.

Recordo-me muito bem do impacto que teve o seu discurso, em 1970, no Colóquio de Política Industrial, na antiga FIL. Era uma linguagem nova, algo ousada, que muitos consideravam herdeira da de Ferreira Dias, que anos antes pensara a nossa indústria de forma arejada e inédita. 

Com o 25 de abril, para minha surpresa, Rogério Martins não surgiu no conjunto de nomes dessa geração política que, com naturalidade, a democracia cooptou para a nova fase da vida do país, como João Salgueiro, Xavier Pintado, Alexandre Vaz Pinto ou Nogueira de Brito, entre alguns outros. Passou a dedicar-se à atividade privada, de onde fora originário.

Rogério Martins era um europeísta, fora-o mesmo "avant la lettre". Nos anos 90, começou a escrever uma coluna em "O Independente". Dedicou-me um desses textos, a propósito de uma qualquer negociação que, ao tempo, eu conduzia em nome do país. Fê-lo com uma simpatia que me levou a escrever-lhe, tendo dele uma resposta que guardo algures. Depois, sempre sem nunca o ter visto, perdi-o de vista - passe o oxímoro.

Há meses, perguntei por ele a João Salgueiro. As notícias eram escassas, mas sabia-se estar ainda vivo. Até agora.

5 comentários:

Unknown disse...

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/rogerio-serafim-martins-no-porto/#sthash.x0gxJ4q7.dpbs

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/partida-do-secretario-de-estado-da-industria-para-o-luxemburgo/#sthash.68f5HOys.dpbs

jj.amarante disse...

Quem se quiser lembrar da imagem do Engº Rogério Martins poderá sempre recorrer à do seu praticamente sósia, o actor Michel Piccoli, que se encontra facilmente na internet.

APS disse...

Se clicar: "Rogério Serafim Martins, secretário da Indústria", sr. Embaixador, encontra na segunda posição, uma fotografia razoável-menos. Nos "RTP arquivos".
É o preço de ter sido uma pessoa discreta...

Anónimo disse...

Boa noite

Ou estou mal informado ou o Sr. Embaixador procurou mesmo mal.

O Engº Rogério Martins foi deputado na III e VI legislaturas pelo PS e no blog da AR há uma boa fotografia dele.

Aproveito para o cumprimentar pelo seu excelente blog.

Cordeiro Baptista

Anónimo disse...

https://www.google.pt/search?q=fotos+de+engenheiro+rog%C3%A9rio+martins&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjnwInclePWAhVHWBQKHYdPDnAQsAQILA&biw=1094&bih=519&dpr=1.25#imgrc=u7eANRQ9s0-d8M:

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...