Já aqui falei disto há meses, mas leio que anda por aí uma campanha para tentar pôr cobro à publicidade enganosa sobre produtos de saúde. Não posso estar mais de acordo! O que se lê, ouve e vê neste domínio, às vezes com a ajuda de profissionais do ramo - quase sempre de bata branca e óculos, para dar uma "de doutor" - é um imenso escândalo. Sempre me surpreendeu que as autoridades não interviessem neste assunto, de modo firme e eficaz. Trata-se da proteção do consumidor, muitas vezes do doente-consumidor, fragilizado pela sua situação pessoal e investindo na esperança. Há programas de rádio e televisão, dedicados às pessoas idosas, em que surgem anunciados produtos que parece fazerem bem a tudo... É a verdadeira banha-da-cobra! Acabar com esta sitiação é um imperativo!
segunda-feira, outubro 09, 2017
Banha-da-cobra
Já aqui falei disto há meses, mas leio que anda por aí uma campanha para tentar pôr cobro à publicidade enganosa sobre produtos de saúde. Não posso estar mais de acordo! O que se lê, ouve e vê neste domínio, às vezes com a ajuda de profissionais do ramo - quase sempre de bata branca e óculos, para dar uma "de doutor" - é um imenso escândalo. Sempre me surpreendeu que as autoridades não interviessem neste assunto, de modo firme e eficaz. Trata-se da proteção do consumidor, muitas vezes do doente-consumidor, fragilizado pela sua situação pessoal e investindo na esperança. Há programas de rádio e televisão, dedicados às pessoas idosas, em que surgem anunciados produtos que parece fazerem bem a tudo... É a verdadeira banha-da-cobra! Acabar com esta sitiação é um imperativo!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A Europa de que eles gostam
Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...

9 comentários:
Tem toda a razao e imperativo acabar com a situacao (ou sitiacao). Ja me sinto mais que sitiada com promessas de curandeiros, bruxos e curas radicais para a caspa, calos, etc. etc. Mal um cidadao se senta no sofa para ver filme, futebol, seja o que for...Zas e noaa ha zapping que nos valha fora da BBC...
Saudades
F. Crabtree
Não imaginava ver o Francisco a defender a censura.
É claro que há publicidade enganosa. Mas como é que o Francisco pretende diferenciá-la da publicidade genuína? E esta última não será também, de certa forma, enganosa?
Uma autêntica vergonha, de facto.
Haja pachorra!...muita pachorra, Sr. Luís Lavoura...
@Luís Lavoura
Tirar de circulação aldrabices e vigarices não é censura, é higienização e protecção contra vigarios e aldraboes que deviriam ir parar com os costados a prisao ate aprenderem a ganhar dinheiro de forma honesta e fazendo algo de util para a sociedade.
Por fim voce faz por relativizar publicidade enganosa com genuina e misturar isso com aldrabice tentando de forma enganosa colocar tudo no mesmo plano . Muito voce conta acerca de si e da sua especie.
Quando se conhece as somas astronómicas utilizadas pelos laboratórios de produtos farmacêuticos na publicidade, enganosa e não enganosa, assim como as « alavancas » dos lobbies ao serviço dos mesmos laboratórios, e a « promoção » junto dos médicos por tal e tal produto, que se concretiza em viagens de sonho em regiões idílicas, vê-se bem que se trata duma máquina publicitária poderosa, que arrasta a população para o consumismo, tanto mais perigoso quando se trata de produtos de saúde. *
Mas quem pode resistir a esta máquina infernal da publicidade? Mas não é só para estes produtos vitais, para a compra dos quais o cliente é incapaz de exigir o certificado de fiabilidade.
Isto é o triunfo do marketing : vender não importa quê, a não importa quem. Mesmo para tratar a sua saúde.
Trata-se da crise dum modelo, o do consumismo, que atinge hoje os seus limites. Existe ruptura.
A publicidade de que fala é igualzinha á efectuada massivamente pelo gabinte de propaganda da geringonça (PS mais, precisamente) para "doutrinar" tótós (engana-me que eu gosto)!!!!!
A verdade e aparencia....
Ha muintas medecinas de receita medica que com efficiencia Sao a provadas ,receitadas e de sucesso se acima de 20% eficiencia.
E menos. E passados ums anos troca das Por outras parecidoa.
Se tomarmos o padrao de eficiencia a 20%, eu li um estudo , paper, de Missipi U, que demonstra o "placebo effect" , pillage acucar colorida, tem um efeito de 30%. .....
Sera a convicao propria, a mente, .... Autocura. OS tais milagres.!!!!
Tem toda a razao senhor embaixador
"Não imaginava ver o Francisco a defender a censura."
caro Lavoura cure-se
Enviar um comentário