sexta-feira, novembro 20, 2015

Os apoiantes de Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa terá o apoio político do PSD na primeira volta das eleições presidenciais. Isso foi agora declarado e será formalizado em breve. Com toda a certeza, o CDS - partido cuja prova de vida autónoma está ainda por fazer - irá na mesma direção, arquivadas que estão, na pequena história da adolescência tardia da direita, as "vichyssoises" e outras brincalhotices do passado.

Não obstante o "piscar de olho" que o candidato tem feito a setores da esquerda, com declarações ambíguas destinadas a dar ares de independência e a sugerir anos de convivência fácil se essa esquerda regressar ao governo, a direita sabe que Marcelo é quem lhe está mais próximo. Por isso, está resignada, alguma dela a contragosto, a ter de recomendar o voto nele. Se os "timings" tivessem sido outros, talvez outro nome pudesse ter emergido. E assim, de um dia para o outro, Passos Coelho e Paulo Portas veem-se, simultaneanente, fora da cena governativa e com um candidato "à contrecoeur". Não deve ser fácil...

Entretanto, Marcelo, com estudada modéstia e a bonomia que lhe está no jeito, faz uma campanha suave, evita as esquinas das questões políticas mais delicadas, deixa-se fotografar com amigos políticos lá fora e gere, agora com menos sorrisos e mais "statesmanlike", o que vai dizendo pelo país. Transformar a notoriedade em confiança é, apesar de tudo, no seu caso, uma tarefa dura.

Os dados estão agora lançados: a direita tem finalmente o seu candidato. Portanto, o leitor deste post fica a saber: se pensa votar em Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se na alegre companhia de Passos Coelho e Paulo Portas. Mas isso é consigo: cada um escolhe os seus...

22 comentários:

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Eu nestas não voto, nunca votei

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! A deliciosa subtileza de cada um escolher os seus!
Eu bem digo. O meu amigo anda mesmo inspirado. E o que eu me divirto consigo...

Maria Eu disse...

Passo, obrigada. O meu candidato é Sampaio da Nóvoa, um homem íntegro, culto e plural.

Francisco João Rodrigues disse...

Boas razões para votar Sampaio da Nóvoa!

João Forjaz Vieira disse...

Marcelo só levará o meu voto, e sou de direita como tenho dito repetidas vezes aqui, se declarar, preto no branco, que convoca eleições. Senão voto Maria de Belém que já disse que o não faria mas merece muito mais confiança pessoal e intelectual do que a esperteza saloia de Marcelo.
João Vieira

aamgvieira disse...

A sua ironia, anda muito "datada"....claro que voto Marcelo.
As alternativas actuais são de fugir, nóvaoa, belém (?)e.....Marisa...

Unknown disse...

Supostamente descontente com marcelo rebelo de sousa, por este não se comprometer com a realização de eleições antecipadas, a direita fez constar que andava à «procura de um candidato com um discurso mais radical», que dê voz à sua «indignação» e que também esteja disponível para adaptar os princípios democráticos e constitucionais às conveniências de cada momento. Isto é, à procura de um fato mais talhado à sua medida, igualmente radical, não percebendo que esse mesmo fato corre o risco de ficar arrumado a um canto, como sucedeu à própria coligação. Mas isto cheirava, claro, a manobra de spindoctors para venderem a ideia duma irmandade desavinda, e que tem claramente objectivos eleitoralistas. E continuo a afirmar que o ex-presidente do PSD marcelo é tão mau quanto o ex-presidente do PSD velhaco silva, na medida em que são carne e sangue do mesmo ADN ideológico.

Todos sabíamos que a pouco mais de dois meses da primeira volta das eleições já não há a mínima hipótese de preparar uma candidatura ganhadora. Até sequer para arranjar em tempo útil as 7500 assinaturas necessárias para ter direito a figurar no boletim de voto!

Temos, pois, que a direita sabe só poder contar com um único candidato credível, já que os demais com ela conotados só servirão de figurantes na paisagem. Mas também sabe que conseguir passar do seu resultado nas legislativas - 38,5% - para uma vitória à primeira volta necessita de dissociar marcelo do seu campo ideológico. Daí este aparente desapego, destinado a dar-lhe a possibilidade de iludir mais uns incautos. É que até lobo xavier, na “Quadratura do Círculo” já reconheceu que, obrigado a ir à segunda volta, marcelo acabará inapelavelmente derrotado.

No momento em que escrevo, chegaram-me notícias de que ao fim da tarde serão divulgados os resultados da primeira sondagem da Eurosondagem sobre as presidenciais, e garantiram-me que se alguém julgava que a eleição de marcelo eram favas contadas, então é melhor estarem atentos aos resultados que serão publicados porque vão ter uma (boa) surpresa.

opjj disse...

Se os prognósticos e certezas avançados forem iguais aqueles que se confrontaram com CAVACO, e mesmo as maiorias absolutas de ACOSTA, estarão derrotados.
ACHO melhor irem a jogo primeiro.Senão há estes truques de salvar a pele. PALAVRA DADA PALAVRA HONRADA. Viu-se a PALAVRA na Câmara de Lisboa e do carácter conforme SEGURO o atacou no debate.

Cumps.

Majo disse...

MRS -
- há muito em campanha, com direito de antena - é astuto
e falaz, porém, é mais declamador do que bom ator,
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jaime Santos disse...

Quais prognósticos e quais certezas? A posta é clara como água, quem quiser a Direita de regresso ao Poder, em 2016 ou a prazo vota Marcelo Rebelo de Sousa. A pertença a um campo ideológico é muito melhor preditivo da ação de um agente político do que o seu carácter (embora Marcelo tenha no seu Passado comportamentos censuráveis, desde a sua experiência enquanto Ministro de Balsemão, terminando na sua relação de simbiose com a TVI). Quem não quiser isso, vota em Sampaio da Nóvoa.

aamgvieira disse...

Por que não o Embaixador Francisco Seixas da Costa ?

Francisco Seixas da Costa disse...

E o Pato Donald, aamgvieira, não o entusiasma?

Fátima Diogo disse...

Não vai ganhar...hoje sinto-me particularmente bruxa...
Mas a sério, embaixador, hoje já me ri um pouco à custa da conversa televisiva : segundo dizem, Marcelo encanta (?) mais as mulheres, enquanto Nóvoa seduz os homens - e eu que pensava ser tão feminina!

aamgvieira disse...

Não quis ofender, era uma possível hipótese.

Unknown disse...

Podemos vir a ter um cenário semelhante ao de Soares e Freitas. Nunca vi Marcelo a ganhar o que quer que fosse. Talvez esse aspecto continue a ser a sua imagem de marca. Aguardemos.
David Lencastre

Joaquim de Freitas disse...

Jose Tomaz Mello Breyner disse...
Eu nestas não voto, nunca votei
Pois claro : continua à espera do D. Sebastião !

Isabel Seixas disse...

Sr. Embaixador vamos lá ver se nos entendemos

Marcelo oh o dr. Marcelo, claro sedutor
em busca constante dos que se deixam enganar
que na hora da verdade lhe deixam o louvor
mudam ao apelo da razão que não quer murchar...

já o dr. Nóvoa oh o Professor Nóvoa
depois desse seu ser Seixas ter dado à Costa
munido de glutões presto tira a nódoa
com aroma de Belém vai ganhar a aposta

Valores que levantam ao grito do País
já sem tempo para futilidades inúteis
urge envidar esforços logo e de raiz
para por a hibernar para sempre os repteis...

Alguém com provas dadas e sólidos consensos
De palavra, sem medos das praxes ou dos tempos...


Agora,claro, subscrevo na integra os dois comentários de aamgvieira...
O pato Donald não me entusiasma.

Unknown disse...

Sampaio da Novoa?Ou da névoa?
Apoio de certos abrilistas que ameaçam com novas revoluções?
Eu voto Maria para Belém.E sei do que falo.
Experiência,sensatez rigor.
Começou por dizer,bem,que o seu programa era a Constituição.E é.
Agora com vários meses de atraso o Novoa,pressuroso,vem dizer o mesmo.
Antes tinha um programa de governo...
José Cruz

Jaime Santos disse...

Sr. Embaixador, eu secundo os dois comentários acima. O Sr. Embaixador tem todo o direito de se retirar da vida política ativa, mas que daria um excelente Ministro dos Negócios Estrangeiros e um ainda melhor Presidente da República (tem certamente muito mais perfil para o cargo do que qualquer das personalidades que se candidatam, não obstante a minha preferência pelo Prof. Sampaio da Nóvoa nas condições presentes), lá isso daria. Na minha modesta opinião, claro está...

Francisco Seixas da Costa disse...

Há três comentários que, por se referirem a um cenário fantasioso e sem sentido, lamento mas não vou deixar publicar.

António Azevedo disse...

Todo o mundo vai saber em quem votei!
antónio pa

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Eu votarei no "Marcelinho" se ele tiver a coragem de dar, outra vez, um mergulho no Tejo e em frente ao Palácio de Belém.
Saudações de Banguecoque

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...