terça-feira, março 01, 2022

“Trop c’est trop!”

Revela uma imensa falta de senso político, assumindo mesmo um caráter provocatório, em face do sentimento amplamente maioritário que hoje marca a opinião pública portuguesa na questão da agressão russa à Ucrânia, a decisão do PCP de organizar um comício “pela paz”.

11 comentários:

Reaça disse...

Ainda há gente que não os conhece, passados 1917-2022(105 anos)

Flor disse...

Assez trop!

João Cabral disse...

Vamos todos fingir que não foi este mesmo PCP que suportou um governo PS durante 6 anos, senhor embaixador? Muitos fecharam os olhos, por conveniência. Mas agora já há muita gente a levar as mãos à cabeça, de vergonha, embora tentando que ninguém veja. Há mais algum país da Europa democrática que acolha desta forma um partido comunista bafiento, empedernido e, sobretudo, antidemocrático? Haja memória e decência. Que esta guerra sirva, pelo menos, para isso.

Joaquim de Freitas disse...

Ao contrário, acho uma certa coerência: São os mesmos que manifestavam contra a guerra do Vietname, do Iraque, da Síria, do Afeganistão, da Líbia, da Somália, do Iémen, etc. etc.

Mas isso incomoda os “pacifistas” selectivos, que não ousam beliscar a consciência dos mestres das guerras deste mundo desde há um século.

Lúcio Ferro disse...

Bom dia, presumo que o senhor embaixador prefira comícios pela guerra, como aquele que aconteceu ontem no parlamento europeu.... Declaração de interesses: nunca votei no PCP (CDU) e é muito raro rever-me nas intenções programáticas desse partido mas, às tantas e como um relógio sem corda acerta sempre pelo menos duas vezes, vou ao tal comício, que nem sabia que se ia realizar, por certo será mais benéfico do que dar gás a um palhaço (literalmente) que prefere a guerra e que está ansioso por nos arrastar a todos para a dita. Obrigado por me ter informado acerca do referido comício, sou mesmo tipo para me inscrever; estou farto até à medula de 'comícios' pró guerra.

José disse...

Os agentes de Moscovo, agora, apostam tudo no "racismo nas fronteiras". Aproveitam casos que oscilam entre o excesso de zelo e a discriminação para iniciar uma campanha que retire a simpatia geral pelos ucranianos. De caminho tentarão colar estes casos ao Batalhão Azov e outras particularidades da Ucrânia de modo a dar credibilidade à propaganda russa.

Para os soldados e guardas fronteiriços, as pessoas não brancas que lhes aparecem à frente são exatamente iguais às que eles bloquearam recentemente no norte da Polónia (a propósito, como está este assunto?!), logo, é de prever que haja resistência a deixá-las passar por as ordens (e as imagens), ainda estarem frescas e, obviamente, pela total falta de familiaridade que existe com populações destas naquela zona.

Os agentes de Moscovo (entre os quais há muitos idiotas úteis), seguem uma cartilha perfeitamente definida. É só ver como todos se referem aos mesmos casos, na mesma altura, usando as mesmas palavras. Não há bondade, aqui, apenas propaganda. Acéfalos repetidores da mensagem do dono.

Veja-se como há dias apareceu o nosso neonazi preferido, sedento de protagonismo, a dizer que estava a fazer tudo para impedir ataques da extrema-direita às instalações do PCP. Mel na sopa, mel na sopa! Felizmente, a "notícia" não pegou porque as pessoas começam a ligar os pontos.

Não se deixem enganar, não se deixem deslumbrar pelo imenso palavreado (vejam a avalanche de palavras de João Oliveira, ontem, na RTP3), ou por "postas" de mil palavras cujo fim é sempre fugir ao essencial, baralhar, trazer tudo para cima da mesa e, no fim, parecer que se ganhou no meio da confusão.

A Liberdade tem de ganhar, mesmo que a Justiça nunca se faça!

Jaime Santos disse...

Acho ótimo que façam os comícios todos que quiserem, sempre quero ver quantas pessoas é que lá irão...

E José, não se preocupe com o palavreado. Quando é precisa clareza e poucas palavras, mas as palavras certas, é que se distinguem os sofistas...

O MNE cilindrou Oliveira por duas vezes na AR, ver aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=dm3vpyXQmvI

https://www.youtube.com/watch?v=OR7lk3NCDWA

José Figueiredo disse...

O PCP não só perdeu o sentido da decência como abandonou o mais elementar pragmatismo do ponto de vista da sua presença na sociedade portuguesa. Quando lembro que votei nesse partido de 75 até finais de 80 fico a pensar como foi possível uma ilusão tão grande. É confrangedor!...
José Figueiredo

joão pedro disse...


Oh Sr. Embaixador diga-me lá pela sua saúdinha onde é esse comício pela Paz organizado pelo PCP. Se possível, local, dia e hora, para eu poder estar presente. Se porventura se enganou sobre a mencionada iniciativa do PCP espero que dê aqui nota disso. Não deixarei de referir que desde o 25 Abril participei como comunista em muitas iniciativas contra a guerra e pela Paz - por esse ser o ADN do PCP e dos comunistas em geral - não tendo lá encontrado nessas iniciativas abertas a todos os homens de Paz outras pessoas que não fossem os comunistas e os seus compagnons de route. Por exemplo, nunca lá vi o Sr. Embaixador que sendo uma reconhecida figura pública não escaparia à minha atenção. Finalmente, o PCP realiza mais comícios que todos os outros partidos juntos, incluindo iniciativas pela PAZ como é próprio, reitero, do respectivo ADN. O que eu desconheço e quero saber é onde e quando é ESSE comício do PCP que menciona, o que desde já agradeço.
Cumprimentos.

Francisco Seixas da Costa disse...

João Pedro. Que não seja por falta de informação que o meu amigo, de punho direito erguido, pode juntar a sua à voz do PCP, num momento em que o sol só não brilhará para todos vós porque é de noite. Pode inscrever-se por aqui: pcp.pt/
comicio6Mar2022

joão pedro disse...


Sr. Embaixador

Ora aí está... O Comício de 6 de Março foi para comemorar o centenário do PCP e está anunciado há já um ano no programa de comemorações do centenário.. Não foi, pois, convocado para abordar a questão da Paz e da Guerra já que isso é coisa em que o PCP aborda em tantas e tantas das iniciativas e daquelas outras em que os comunistas são força relevante. O Sr. Embaixador é que está a resvalar para a falta de rigor nem que seja formal. Mas a situações dessas mesmo por parte de personalidades que aparentam um pensamento independente já estou habituado...100 anos de luta, Sr. Embaixador, dão alguma "endurance" também aos comunistas do presente e do futuro. Sabemos que o Mundo se move...
Orgulhosamente e de punho erguido apresento cumprimentos...


João Pedro

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...