domingo, outubro 07, 2012

Reuniões temáticas

O SMS, recebido na tarde da passada sexta-feira, da minha jovem "oficial de ligação" (pertencente ao "ask me team", aposto nas costas das respetivas t-shirts, que com imensa simpatia nos assiste) era bem claro: "You are requested to a meeting at 4 pm with the Minister of Agriculture of Azerbaijan". Seguia-se um endereço em Baku, escrito em azeri. Olhei para o relógio e faltava menos de uma hora. Interrompi a reunião em que participava e, com um condutor arrancado à organização, que só entendia a língua local, zarpei para o encontro.

Pelo caminho, fiquei a matutar no que poderia dizer ao ilustre anfitrião. Seria alguma coisa de natureza bilateral, aproveitando a minha passagem por Baku? O meu ministro tinha passado por aqui há alguns meses. Teria ficado algo pendente? Algum "protocolo de cooperação" por cumprir? Porque não gosto de "brincar em serviço", e embora a embaixada portuguesa competente neste país seja a que está situada em Ancara e o Fórum em que eu participava nada tivesse de bilateral, antes de sair de Paris eu tinha pedido ao MNE um papel sobre o relacionamento Azerbaijão-Portugal. "À cause des mouches", como dizia um amigo meu "versado" em francês. Estudara-o e, como mandam as regras, deixara-o prudentemente em Paris. Mas não me recordava de nele se falar de agricultura. Ou seria a minha memória?

A agricultura não é propriamente o meu "forte", mas, porque a diplomacia se transforma, quando as coisas assim o exigem, numa nobre arte do desenrascanço elegante, fui preparando algumas ideias para a conversa com o governante azeri, à medida que o meu condutor furava pelo tráfego infernal da cidade, ungido do dever, e dos fantásticos direitos rodoviários correspondentes, de transportar uma personalidade estrangeira ao seu governante.

Talvez viesse à baila a questão da próxima revisão da PAC e a onda protecionista que se avizinha, com o alibi da "segurança alimentar" europeia. Ou seriam as nossas experiências nacionais, em especial em matéria de extensão rural, que mobilizavam a curiosidade de Baku? Ou talvez pudesse surgir na conversa algum "memorando" de colaboração entre universidades (interesseiramente, lembrei-me da UTAD). Logo se veria. Tomaria nota do que me fosse dito e informaria Lisboa (e a nossa gente em Ancara, claro).

Cheguei sobre a hora à porta do imenso edifício do ministério. Um engravatado funcionário esperava-me, com olhar ansioso. Apressados, subimos por um elevador, depois seguimos por um longo corredor, até entrar numa sala de reuniões.

Para minha imensa surpresa, por lá estavam o grupo de colegas embaixadores junto da UNESCO, que comigo tinham vindo desde Paris. Todos tinham recebido o mesmo SMS e tinham saído das suas reuniões da mesma forma apressada que eu. E o encontro que estava prestes a começar era, muito naturalmente, com o ministro azeri da ... Cultura, com o qual discutimos temáticas que se prendem com as nossas tarefas na UNESCO.

18 comentários:

Isabel Seixas disse...

Teve piada.

Julia Macias-Valet disse...

Podiam ter organizado um carpooling...

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Júlia Macias-Valet: cada painel era local diferente da cidade...

Anónimo disse...

Li o texto de um só sorvo a reter o folgo. Não sabiamos muito bem para onde iamos com tanta precipitação e, afinal, toda esta azáfama para uma mera duscussão cultural.
Sim, mera, como se a cultura...

José Barros         

Julia Macias-Valet disse...

Outra idéia de titulo para este post :

"Agri-Doce"

Julia Macias-Valet disse...

Ja calculava, caro embaixador, mas o Planeta é que paga : (

Anónimo disse...

Se há ministérios, em todos os governos, que são próximos são os da cultura e o da agri(cultura).

Ambos "contra natura", um é o pão de que vive o Homem e o outro é expressão máxima de que nem só de pão vive o Homem, todos os outros (ministérios) andam lá pelo meio.

Nuno 361111

PS. Menos em Portugal porque não há Ministério da Cultura.

gherkin disse...

O seu suspense, meu caro, à semelhança de outros comentadores, não me deixou respirar (já que, por outra razões de saúde, tenho o oxigénio e o malfadado longo tubo ligado!). Durante a sua empolgante e misteriosa prosa, afinal, não agrícola, mas cultural, portanto relacionada com o seu posto, livrou-o de participar a Ancara. Que alívio! Respiramos fundo, consigo! Abraço. Giberto

Anónimo disse...

Se calhar queriam escrever "azericulture"...

Anónimo disse...

Pois é.... relato muito bem estruturado prendendo a atenção do leitor. Ainda sei ler.... mas...não sei...

EGR disse...

Senhor Embaixador :quando terminei a leitura do post de hoje só me ocorreu dizer: uf que alívio !

Helena Sacadura Cabral disse...

O risco dos telemóveis com as suas SMS's é enorme.
Conheço casais que se desfizeram assim, com esses "bichos" que vivem diariamente connosco e têm memória.
Mas também me pergunto como é que se teria feito antes? Telex? Fax? Telefone?
Conclusão: naturalmente não teria ido...

Anónimo disse...


Caro FSC
A velha senhora diz-se impressionada com seus contos e narrativas:

'fundações' 'reuniões'…
parabéns de mim também
ai 'senhor embaixador'

que sem vodkas nem vinhões
se escrevia já mui bem
escreve ora mui melhor

patricio branco disse...

uma sessão de cumprimentos, portanto.
a propósito do condutor furar pelo trafico infernal da cidade, lembrei-me de uma vez ter sido conduzido numa cidade de trafico do género por um condutor que só tinha um braço e mão, os esquerdos, foi um susto, nunca pensei que fosse possivel ou permitido a alguem conduzir profissionalmente assim, mas lá nos levava com a mesma facilidade dos outros que tinham os 2 braços e mãos. era um malabirista com a metade que tinha.
simpatico portanto esse ministro da agricultura que decidiu saudar os delegados europeus à ultima da hora.

ARPires disse...

São textos assim, com a narrativa adequada, que nos absorvem e prendem do princípio ao fim, e que nos trazem de volta a este blogue, sempre na espectativa de encontrar algo merecedor do nosso tempo.

Anónimo disse...

Atenção Patrício Branco: o embaixador andou metido no tráfego e não no tráfico.

patricio branco disse...

pelo trafego da cidade, efectivamente, obrigado pela chamada de atenção

Anónimo disse...

cara dr helena sc

as vezes mais vale a pena nao ter memoria...


bem haja

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...