segunda-feira, maio 04, 2009

"Arquipélago da Palestina"

Vale a pena atentar naquilo em que hoje se transformou a terra dos palestinianos, a que o Le Monde Diplomatique chama, com graça amarga, o "Arquipélago da Palestina Oriental". Clique no mapa para ver melhor.

4 comentários:

Alcipe disse...

A política dos colonatos tinha como razão de ser tornar inviável um Estado Palestiniano - e nunca foi abandonada por Israel, nem mesmo em Camp David com o Clinton!

A astúcia da História pode ser a sua tragédia (e é, geralmente).

ARD disse...

O que é muito significativo é ver a evolução do mapa da Palestina desde o Mandato britânico até este que o post ilustra, passando pelo da "partição" (1949) e pelos resultantes dos vários conflitos.
Essa comparação torna evidente o objectivo apontado por Alcipe: inviabilizar um Estado, pulverisando-o progressivamente, criando pequenas unidades descontínuas, à mercê dos humores do golias israelita.

Anónimo disse...

uma complexa questão historica e humanitaria!

... e pouco sabemos.

Como reagiria-mos nós, se palestinianos?
Como reagiria-mos nós, se israelitas?

Carlos Alberto Falcão

Anónimo disse...

Dois pontos de vista a merecer a devida atenção, a de Alcipe e de Gil.
Porém, com o actual governo, não vejo muito espaço de manobra para negociações e compromissos, por parte de Israel. E a tragédia palestiniana continuará. Até quando?
Álvaro Nascimento

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...