quarta-feira, novembro 30, 2022

A política externa



Estive hoje em Évora a falar sobre a política externa portuguesa. Num mano-a-mano com Filipe Domingues, notei algumas linhas de evolução - constantes e mudanças - da nossa ação externa, os pontos fortes e as fragilidades de um país que tem conseguido aproveitar as oportunidades para a sua afirmação internacional, partindo das vertentes tradicionais, ditadas pelas determinantes da geopolítica, até chegar a iniciativas que alguma ousadia por vezes converteu em êxitos. Uma audiência atenta e participativa fez-nos ganhar a manhã. Um abraço grato aos nossos anfitriões, os alunos de Relações Internacionais da Universidade de Évora.

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

a política externa portuguesa

Infelizmente, ela encontra-se em boa parte sob a alçada da política externa da União Europeia, a qual por sua vez se encontra em boa parte sob a alçada da política externa dos Estados Unidos.

Luís Lavoura disse...

um país que tem conseguido aproveitar as oportunidades para a sua afirmação internacional

Se se considerar como "afirmação internacional" o colocar personalidades em lugares de relevo, como secretário-geral das Nações Unidas ou presidente da Comissão Europeia, sim.

Lições da estatística

"Peace agreements rarely end wars, making it important to set expectations for Ukraine peace negotiations. Only 16 percent of interstat...