domingo, agosto 08, 2021

O Portugal das pedreiras

 


9 comentários:

Portugalredecouvertes disse...

parece que existe uma lei que obriga a repor a vegetação ?!

Flor disse...

Se esta pedreira está desativada, com aquele anfiteatro poder-se-ia pensar em apresentações de ópera. De repente lembrei-me

Flor disse...

De repente lembrei-me da Arena de Verona.

Luís Lavoura disse...

existe uma lei que obriga a repor a vegetação ?!

Para haver vegetação é preciso haver solo (isto é, um substrato orgânico, etc). E solo é coisa que não se fabrica. Se se coloca num lado, tem que se tirar de outro.

José disse...

A vegetação pouco importa!

Na realidade, todo o coberto vegetal pode ser criado/recuperado porque a flora é uma coisa viva. O que se passa com as pedreiras é que as montanhas não voltam a nascer. Não podemos plantar montanhas, não podemos regar pedra para a fazer crescer e multiplicar-se.

Uma montanha destruída é um pedaço de natureza com milhões de anos que acabou para sempre.

As montanhas são necessárias. produzem habitats e condicionam o clima.

As pedreiras são um atentado ao ambiente e um crime contra o país.

As serras de Aire e Candeeiros estão a ser esventradas por pedreiras que não param de crescer. É ver o massacre da paisagem, a fealdade dos entulhos, os estradões abertos que facilitam a circulação e a poluição (criação de lixeiras), a destruição das grutas. Tudo isto acontece em Parque Natural, protegido por lei!!!

A Câmara Municipal de Porto de Mós teve o desplante de construir uma rotunda (feia!) de homenagem às pedreiras! As mesmas pedreiras que destroem o patrímónio natural único que a Câmara quer "valorizar" para efeitos turísticos.

Andamos a vender pedra para a... China!!! É ver os camiões com enormes pedragulhos com carateres chineses. Não só destruimos o nosso país como ainda o fazemos pelo preço da chuva. Como se pode imaginar que valha a pena aos chineses virem comprar pedra a Portugal?!

Na Arrábida a situação não deve ser muito diferente e já houve património geológico de grande valor que desapareceu.

As pedreiras em parques naturais têm de acabar!!! Se recusamos a colossal riqueza do lítio por causa do ambiente, como podemos rebentar com montanhas por um negócio que vale muito menos?

Luís Lavoura disse...

José

Na realidade, todo o coberto vegetal pode ser criado/recuperado porque a flora é uma coisa viva. O que se passa com as pedreiras é que as montanhas não voltam a nascer.

Disparate duplo.

O coberto vegetal não pode ser recuperado porque não crescem plantas em rochas. As plantas precisam de solo para crescer. E das pedreiras foi retirado todo o solo.

As montanhas voltam a crescer. Os buracos das pedreiras podem ser utilizados para aterros sanitários. Impermeabiliza-se o fundo, enche-se o buraco com resíduos, depois tapa-se, e prontos: voltou-se a ter a montanha.

José disse...

Luís Lavoura,

Só o facto de eu ter a certeza de que uma resposta à altura do seu comentário não seria aqui permitida é que me obriga a ter tento na língua.

É frequente eu achar os seus comentários tolos e deslocados mas isto que agora escreveu ultrapassa todos os limites. Mete medo, até.

Lamento profundamente a sua incontinência comentativa.

Luís Lavoura disse...

José,

pois, eu esqueci-me de dizer que grande parte dos atuais aterros sanitários da Inglaterra estão construídos aproveitando os buracos no chão deixados por antigas minas e/ou pedreiras.

Já agora, o aeroporto de Boston está parcialmente construído sobre um aterro sanitário (ou lixeira, enfim) dentro do que era mar. Conquistou-se terra ao mar deitando resíduos lá para dentro, depois solidificou-se aquilo tudo e, no fim, pôs-se-lhe uma pista de aviação em cima. O pessoal aterra lá sem sequer saber o que está por baixo!

disse...

Como disse Alexandre Herculano, "isto dá vontade de morrer".

O futuro