sábado, agosto 14, 2021

Afeganistão


Uma América humilhada não é uma boa notícia para Joe Biden. Mas só não viu o que ia acontecer quem não quis ver. Não foi por falta de aviso dos aliados que esta “exit strategy” falhou por completo.

4 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Quando Biden diz 'A América está de volta', muitas pessoas dirão: 'Sim, a América está de volta para casa'. Como em 1971 no Vietname. Abandonando os seus amigos…
E como o Senhor Embaixador disse na sua entrevista, “Arte da Guerra”poucos se juntarão aos EUA para finalmente deter uma empresa falida.

Muitos aliados já sabiam que não podem contar com os americanos. Mas isso será ressentido mais profundamente no futuro por causa do Afeganistão.

Assim, aquilo que devia ter sido tratado como um caso de polícia, o ataque ao WTC, tendo sido tratado por Bush com uma guerra, pagam agora a factura.

O Afeganistão nunca foi um interesse particularmente vital para a Europa, para começar. A NATO entrou em guerra há 20 anos apenas para mostrar solidariedade com os Estados Unidos após o 11 de Setembro.

Os países da NATO deixam os americanos darem as ordens no Afeganistão, mesmo que se queixassem da falta de consulta. “Sempre unidos” diziam eles… Biden tendo desligado a tomada, as tropas da NATO também começaram a sair em velocidade. E como diz oSenhor Embaixador, “sem apetite de voltar” …

O discurso de John Kerry perante o Senado americano, em 1971, soa ainda mais forte hoje quando vemos o desastre militar do Afeganistão, vindo após o desastre diplomático da Síria

José disse...

Por falar em humilhações: hoje é Dia de Aljubarrota.
Que raio, que porra, que f... ninguém fala disto? Não é feriado nacional, porquê? Não é dia das FA porquê?

Joaquim de Freitas disse...

Não é feriado, porque já foi aquando da morte do Otelo…Quanto a celebrar as FA, acho que tem razão; A padeira merecia… Mas o Senhor José esquece outra Dama que em Portugal era sempre celebrada neste dia, e não só no 13 de Maio: a Mãe do Cristo. Mas o materialismo leva tudo à frente…

Jaime Santos disse...

Ó José, a que propósito é que veio agora isso? Você é mesmo o campeão do whataboutism...

Portanto, vamos agora criar um feriado de propósito para ofender o nosso vizinho, aliado e principal parceiro comercial...

E depois eles são capazes de nos lembrar que derrotamos Castela com ajuda dos Ingleses :) ...

Portugal, e bem, celebra o seu feriado nacional no dia da morte de um poeta, infelizmente com os desfiles militares que deveriam ser reservados para o dia das FA, certamente que não a 14 de Agosto, até porque calha no meio das férias.

E já agora, se bem o posso recordar, já temos um dia em que celebramos a libertação do jugo espanhol. Chama-se 1º de Dezembro, e só deixou de ser celebrado, juntamente com o 5 de Outubro, quando um certo Governo de Direita achou que não tínhamos dinheiro para tal.

Mas suspeito que sobre isto, você vai ficar muito caladinho...

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .