sexta-feira, julho 09, 2021

Liberdade

Um amigo, pelo telefone, dizia-me, há pouco: "Neste tempo em que vejo muito mais gente de direita, como sabes que eu sou, do que de esquerda, a clamar pela liberdade e a ter uma atitude rebelde face às orientações das autoridades perante a pandemia, sinto-me mais próximo de vocês, dos de esquerda, que parece viverem relativamente bem com estas restrições".

Não comentei, mas dei comigo a pensar: na contestação que se observa às medidas restritivas em que vivemos, alguma coisa (repito, apenas alguma coisa) se deverá com certeza ao facto de muitas pessoas detestarem o governo que o país atualmente tem. Sentirem que estão a "obedecer" a um executivo de que não gostam deve exacerbar nelas alguns genes libertários. Outras, na minha opinião, agem apenas por egoísmo e por falta de espírito cívico. Mas admito que isto seja "sociologia" de pacotilha. Não quero fazer doutrina.

E dei comigo a pensar: como é que eu estaria hoje, em termos de atitude, se, em S. Bento, estivesse, por exemplo, uma qualquer versão do "passismo", a fazer basicamente o que este governo faz? Estaria aos berros, a invocar as liberdades de Abril, denunciando o ambiente de "asfixia" dos nossos direitos fundamentais?

E concluí que não. O "respeito" que tenho pela vida (será medo?) sobrepor-se-ia a toda a pulsão contra essas autoridades, por muito que delas não gostasse e que algumas das suas medidas me irritassem. E, enfim, acho que estaria exatamente onde aquele meu amigo - sendo ele bem "de direitas" - hoje está.

"Les beaux esprits se rencontrent", dizia Voltaire. Os receios também.

8 comentários:

Luís Lavoura disse...

Outras, na minha opinião, agem apenas por egoísmo

É, na minha opinião, o que o Francisco faz. Sendo uma pessoa idosa, tem mais a temer desta doença. E, portanto, por egoísmo, faz parte daqueles para quem a prioridade é evitá-la.

Egoístas somos nós todos. Não vale andar a chamar egoísta aos outros.

João Forjaz Vieira disse...

Em defesa da minha faixa etária!, acho que “idoso” é o bisavô do Luís Lavoura! Nós somos pessoas respeitáveis de uma certa idade!

SCarvalho disse...

Um jovem, este sr. Lavoura!

Flor disse...

No comments! Palavras para quê?

Jaime Santos disse...

Sim, Luís Lavoura, o Embaixador e as outras restantes pessoas da faixa etária dele são todos uns egoístas que se recusam altruisticamente a ficar infectados para que você possa gozar da sua Liberdade de os contaminar...

Sabe, isso não se chama egoísmo, chama-se instinto de auto-preservação, e é um sinal de inteligência, o contrário da estupidez de quem gosta de se armar em esperto e mandar umas bocas para 'épater les bourgeois'...

Vá morrer longe (até de covid19, se quiser), sim?

septuagenário disse...

Se fosse com Passos seria diferente de Costa.

Com Costa anda e desanda, faz e desfaz, anda à direita hoje, à esquerda amanhã...satisfaz a todos.

Jaime Santos disse...

'e as restantes pessoas da faixa etária dele são todos uns egoístas que se recusam a altruisticamente ficar infectados'...

Assim é que é... Irra, que não é boa ideia responder tarde da noite, mesmo que seja ao Luís Lavoura...

A.B. disse...

Talvez sob outro governo o caro embaixador tivesse exactamente o mesmo comportamento e sentido de responsabilidade cívica. Muito provavelmente não seria intimado a ser responsável, porque a oposição - que nesse caso incluiria o seu partido - não o permitiria, e o desaparecido Tribunal Constitucional não o permitiria. Você seria livre para tomar a sua posição. Como todos devemos ser. Ou deveríamos ser.
Saúde.

Parabéns, concidadãos !