sábado, julho 03, 2021

Apolo 70


Ainda há poucas semanas, a comunicação social saudou a existência do Apolo 70, o segundo mais antigo “drugstore” (dizia-se assim, à época) de Lisboa. (O primeiro foi o “Sol a Sol”, entre a Avenida da Liberdade e a Rua Rodrigues Sampaio).

Hoje, ficou a saber-se que o Apolo 70 terá sido fechado, por decisão judicial.

O espaço já há muito que não era o que foi. Muitas lojas estavam fechadas e a graça de outros tempos - com o cinema e o restaurante de balcão redondo - tinha desaparecido. A livraria tinha tido dias bem mais áureos, mas ainda merecia uma visita, pela sua atenção à História e aos assuntos africanos. E havia ainda bastante vida por ali. E, o que é mais importante, empregos, sustento de muitas famílias.

Desde a sua abertura, fui sempre um visitante regular do Apolo 70. Por lá se situa o meu barbeiro, o Pinto’s Cabeleireiros, que frequento desde os anos 80 do século passado, dirigido pelo meu querido amigo Joaquim Pinto, a quem, neste momento complexo, deixo um abraço de ânimo. E de esperança!

4 comentários:

Flor disse...

Ora aqui está um Drugstore histórico que merece ser reabilitado. Os habitantes da zona, assim como a Junta de Freguesia/Câmara de Lisboa devem ter uma palavra a dizer a respeito. Enfim! Com algum pessimismo vejo que irá sair dali um supermercado Pingo Doce...

CCF disse...

Faz parte da história de vida de tantos nós...aquele snack bar que no final dos anos 80 e durante a década de 90 se parecia com o que só conhecíamos nos filmes americanos?! Acho que foi a minha iniciação às tostas mistas...e às conversas prolongadas. E caramba, nem a luz do sol me fazia falta, acho que agora jamais conseguiria...
~CC~

Flor disse...

Segundo li a farmácia é a única a ficar aberta com atendimento da parte de fora😮

Luís Lavoura disse...

O Apolo 70 não era um daqueles "centros comerciais" à moda dos anos 80 e 90, que atualmente já fecharam quase todos? Admira-me que ele não tivesse também já fechado!
Hoje em dia já ninguém quer aqueles centros comerciais, encafuados, escuros, mal arejados, com lojas pequenas e sem grandes marcas. É natural que encerrem todos.
(E devem ser antros de vírus, com o arejamento deficiente que têm.)

Só para lembrar