segunda-feira, novembro 13, 2017

Noites do Nina


Aquele diplomata não fazia a mais leve ideia da razão pela qual o colaborador do ministro se mostrara tão efusivo, quando o cumprimentou, tratando-o logo pelo nome e por tu. Reagiu a toda aquela cordialidade mantendo uma sorridente distância. O homem era muito simpático, mas a verdade é que a cara nada lhe dizia, pelo que o continuou a intrigar toda aquela intimidade, a qual, no entanto, parecia sincera.

A reunião acabou e coincidiu sairem da sala juntos. O homem, tendo notado o alheamento do diplomata, fez-lhe luz: “Já não te lembras de mim, pá?! Gandas noitadas no Nina! A malta ali, na segunda mesa, à direita de quem entra. Tás a ver?”

O diplomata não se lembrava de nada. Nem se lembrava sequer de ir ao Nina. Aliás, quem ia às casas como o Nina perdia, além de outras coisas, a memória do que por lá se tinha passado. Vagamente, com esforço, pensou que, se acaso alguma vez tivesse ido ao Nina, o que estava longe de ser seguro, a sua mesa era quase sempre a do fundo, à esquerda, perto do bar. Mas, se calhar, o diplomata nunca tinha ido ao Nina. Era até o mais certo. Mas, a partir desse dia, o diplomata passou a tratar pelo nome e por tu o homem com que, com toda a certeza, nunca se tinha encontrado no Nina. Onde seria o Nina?

Passei lá há pouco. Há muit que já não há Nina. E o que é feito desses meus dois amigos?

6 comentários:

Luís Lavoura disse...

Então e do Elefante Branco, não fala? Nunca lá foi? E os seus ex-colegas, não iam?

A Nossa Travessa disse...

Caro Franciscamigo


Só para relembrares...

Denominação: SOCIEDADE COMERCIAL ALCUDA, LDA (ATIVA)
Morada: RUA PAIVA DE ANDRADA, 7/13
Localidade: 1200-310 LISBOA
Atividade (CAE): Estabelecimentos de bebidas com espaço de dança
Data da Constituição: Dezembro 1943


Abç do Henrique, o Leãozão

Anónimo disse...


Durante a minha vida de boémia frequentei muitos locais de diversão noturna [como agora se diz] mas nunca se ía ao Nina.
Era assim um espaço tabu.

Havia uma espécie de entendimenro tácito de que aquilo era "um local mal frequentado" e também nunca nos deu na gana de frequentar o Nina para avacalhar aquilo de verdade mesmo.
Nem nas noites de quartas feiras, depois da ópera semanal, em S.Carlos, de "smoking" e vestido comprido, nos dava jeito para a ceia.

PSICANALISTA disse...

O que o Luís Lavoura vem recordar...
-Isso não era para se dizer...!!!

Fernando Frazão disse...

Quem frequentava o Nina era o Copus Night por oposição ao irmão que era da Opus Dei.

In, Alexandra Alpha, José Cardoso Pires.

Helena Sacadura Cabral disse...

O que eu me ri com este seu post...
É, de facto, preciso ter-se já alguma idade - que simpática que sou comigo! - para recordar as "estórias" do Nina e dos seus frequentadores. Na minha família havia um tio materno que era assíduo da casa. A minha avó sofria, silenciosamente, com a vida do filho mais novo. Mas o olhito azul do meu avô revelava alguma tolerância e a minha mãe e uma irmã, pediam, melhor "chantageavam" o caçula para ele as levar lá só para ver.
Caro Francisco, obrigada por me ter feito retroceder à minha infância. É que se eu fosse a minha mãe - quem me dera - era muito capaz de ter feito como ela. Aliás, "quem sai aos seus não degenera"!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...