sexta-feira, novembro 06, 2015

Olhe que não?


Foi há 40 anos. .

O país estava dividido ao meio.

          (nessa altura, o risco de guerra civil existia realmente. Nos dias que correm, as trincheiras são de retórica).

O governo também era "provisório".

          (mas era de outro tipo: tinha até comunistas, imaginem!).

Os sindicatos também rodearam o palácio de S. Bento

          (agora, lamentavelmente, também vão rodear, embora, desta vez, pacificamente, valha-nos isso, apenas para poderem dizer, para dentro do parlamento, com voz grossa, "também estamos aqui").

Mário Soares e Álvaro Cunhal enfrentaram-se então, a 6 de novembro desse ano memorável de 1975, num debate televisivo, moderado por José Carlos Megre (que é feito de ti?) e Joaquim Letria que parou o país.

         (hoje, um debate entre António Costa e Jerónimo de Sousa, além de impensável, teria a agressividade de um jogo entre-solteiros-e-casados).

Dessa conversa histórica, ficou o jocoso, "Olhe que não, olhe que não!", com que Cunhal afastava, sorridente, as acusações de deriva ditatorial que Soares lhe fazia. Menos de três semanas depois, parte do país político-militar anularia o aventureirismo da outra parte. E assim se caminharia para a democracia ("burguesa", claro, como Cunhal não gostava mas que, como Churchill disse, é "a pior forma de de governo, com exceção de todas as outras"). A mesma democracia ("burguesa", não é?) que hoje permite que o PCP possa ser chamado a ser parte da solução (I cross my fingers), se bem que, há já muito, tivesse deixado de ser parte do problema.

Será que António Costa já perguntou abertamente a Jerónimo de Sousa se o PCP vai, um destes dias, romper o acordo? E será que este lhe respondeu: "Olhe que não, olhe que não!"?

(Para quem tiver vontade de ver o debate, ele aqui fica. Quem quiser ouvir apenas uma síntese que, quase no final tem a "boutade" histórica de Cunhal, aqui está ela)

10 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Vale mais uma hora primeiro-ministro que uma vida presidente da câmara!
.
António Costa para atingir sua ambição, claramente, fazia acordos com deus, os anjos, o diabo e fê-los. Difícil vacticinar o tempo que os acordos vão durar e se terminam à “batatada”.
.
O Partido Comunista vai continuar, politicamente, um insatisfeito e a puxar a brasa à sardinha para os camaradas, cujo vergar a espinha não é com eles.
.
Quanto ao debate de Mário Soares e Álvaro Cunhal é uma felicidade para aqueles desse tempo que pelo mundo seguem vivos para a análise de que em 4 décadas os políticos não se combinaram e “fora da barra nada se avista!”
Saudações de Banguecoque

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro José Martins. Não estou nada de acordo consigo quanto aos motivos de António Costa. E eu conheço-o bem.

Anónimo disse...

Senhor Embaaixador,
Se estou errado penitencio-me.
Saudações de Banguecoque

José Sousa e Silva disse...

Gostei do que li.

António Pedro Pereira disse...

Caro Senhor Embaixador:
Há uma frase famosa de um verso de Camões, popularizada por José Mário Branco numa canção que daria o título ao disco, nos idos de 70, que migrou para a discussão política, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...».
Por que não dar um exemplo da mudança do tempo e da vontade de um protagonista dos tempos que correm?
E chamar a atenção que não é só o queijo que faz perder a memória, o leitão da Mealhada também.
Independentemente de, muito legitimamente, cada um pode alterar as suas convicções.
---------------------------------------
«Há dez por cento da esquerda que tem representação parlamentar mas não têm representação na governação.
Isso introduz assimetrias no sistema político e prejudica a esquerda.
E basta haver uma aliança à direita para percebermos exactamente as consequências negativas para uma política que se situe à esquerda.
Depois da queda do Muro, da desintegração da União Soviética, da falência do modelo marxista-leninista, acho que o PCP, não querendo mudar intrinsecamente, já mudou a sua posição na sociedade.
Assim, devemos ter com os comunistas uma relação que é esta: eles são como são, têm as posições que têm e ainda a identidade que têm, evoluirão como evoluirão, não está ao nosso alcance determinar a maneira como vão evoluir.
Agora o que penso é que deve haver um diálogo duro, sério, muitas vezes difícil.
Como fazemos às vezes aqui na Assembleia da República e, por isso, já garantimos a aprovação de algumas coisas. (...)
Se está demonstrado que ainda não é possível um entendimento geral de incidência governativa com este PCP a verdade é que já é possível estabelecer alguns acordos com vantagens. (...)
Se não corremos o risco de, daqui a alguns anos, continuarmos a dizer que não há condições para uma coligação e a direita estará reorganizada.»
Francisco Assis (na entrevista concedida a Ana Sá Lopes e São José Almeida, a 25 de Março de 2001).

Carlos Fonseca disse...

Se esta espécie de coligação correr como correu há anos na Câmara de Lisboa, pode ser que não haja o desastre que receio. E que naturalmente não desejo.

aamgvieira disse...

Agora é que, com aqueles que NÃO BRINCAM Á DEMOCRACIA OCIDENTAL EM ("serviço") (PCP)vão subtilmente propor para arrendar as Lajes ao Putin, pobtendo assim receitas para que compensem as despesas públicas que vão disparar....

Defreitas disse...

Numa ditadura , as pessoas não têm ilusões: sabem que o que lêem na imprensa ou vêem na televisão não é verdade, é pura propaganda. Aprenderam a ler entre as linhas. Nisso teem uma vantagem nós .

Defreitas disse...

Entre a foto de 1974 e a de hoje com Jerónimo não vejo nenhuma diferença. Na frase “olhe que não “ de Soares a Cunhal, vê-se nos olhos de Soares o reflecto do olhar de Carlucci.
Hoje nada mudou, porque muito claramente , no pensamento de todos os actores políticos portugueses não é o olho de Moscovo que se vê, mas o de Merkel e só em pano de fundo se vê o da NATO.
Porque muito claramente , desde a camisola de força de Carlucci , o projecto europeu é a nova camisola de força para os povos. Vimos a Grécia. Não existe margem de manobra permitindo a um governo eleito democraticamente de por em ordem de marcha políticas ao serviço do interesse geral e de respeitar ao mesmo tempo as regras europeias, isto é, de dar a palavra ao povo e a democracia.
E toda a gente sabe que se a esquerda portuguesa chega ao poder ( calculo de Cavaco) as armas estão afiadas em Bruxelas para o derrubar. O bom aluno foi bom enquanto reembolsava as dividas sm pedir a renegociação, posição facilitada pelas taxas de juro baixas ou inexistentes. Será fácil.”acelerar” a maquina infernal para estrangular o paciente. O horrível holandês Dissjselbloem esta pronto.

Defreitas disse...

Peço desculpa, no comentário das 10:38, ler por favor :Nisso tem uma vantagem sobre nós.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...