terça-feira, maio 13, 2025

Pepe Mujica


Com 89 anos, morreu Pepe Mujica, estimabilíssimo antigo presidente uruguaio. Um dia, disse: "Yo me dediqué a cambiar el mundo y no cambié un carajo, pero estuve entretenido y le di un sentido a mi vida".

É verdade, já Albert Camus havia constatado: "Chaque génération se croit vouée à refaire le monde. La mienne sait pourtant qu'elle ne le refera pas. Mais sa tâche est peut-être plus grande. Elle consiste à empêcher que le monde ne se défasse".

4 comentários:

  1. Anónimo22:07

    Revejo-me, por inteiro, no dizer desses dois Senhores.
    J. Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Foi um grande presidente de um país com o qual temos muito em comum e com o qual deveríamos procurar ter relações mais estreitas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:04

    Pepe Mujica foi uma figura política extraordinária. Pelas qualidades políticas que revelou, pela sua humanidade e pelas preocupações sociais que teve.
    Mujica foi um grande ser humano. Um político de excepção.
    È bonito de ver o quão estimado era, olhando as imagens de despedida dele pelo povo do Uruguai.
    a) P. Rufino

    ResponderEliminar
  4. João Cabral00:23

    Um dos últimos românticos da política. É bonito e serve de exemplo. Uma espécie de populismo decente. Mas na prática, não vale quase nada.

    ResponderEliminar

Marchismo - sardinhismo

Ontem, noite de Santo António, passou na Madragoa uma senhora, já não muito nova, e ouvi de uma mesa ao lado da minha: "Ainda marchava!...