sexta-feira, maio 09, 2025

O papa

Vou revelar uma coisa: não tenho ainda a menor opinião sobre o novo papa. Talvez porque não assisti ainda às imagens da sua aparição na varanda, não escutei a sua voz, nem ouvi nenhum dos comentários, oficiosos ou não, que sobre ele terão sido produzidos. Estive a fazer outras coisas, como ler um livro interessante e ver o Manchester United - Atlético de Bilbao e pedaços do Tottenham - Bodø. Amanhã, com calma, as imagens e sons sobre o novo papa cá me chegarão. Mas, devo dizer, quando me transmitiram a notícia de que o papa era americano, tive aquela sensação com que os miúdos ficam quando abrem um presente de Natal e constatam que é um pacote de meias. Vamos esperar. Afinal de contas, da América não podem chegar só más notícias.

5 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

É americano mas foi missionário. E, depois de 20 anos com as mãos na massa, chegou a Bispo do Peru. Não é nenhum cardeal de aviário.

Luís Lavoura disse...

É americano e peruano. Tem dupla nacionalidade.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Antunes disse...

Mesmo não tendo seguido a vontade do Papa Francisco de que o seu sucessor poderia chamar-se João XXIV (https://duas-ou-tres.blogspot.com/2022/09/papa.html) não deixa de ser esperançoso que tenha adoptado o nome de Leão XIV (se tal significar um tributo ao legado de Leão XIII, o papa da abertura da Igreja ao mundo moderno, da “Rerum Novarum” (Sobre a Condição dos Operários) e da defesa da justiça social.
Parece um bom prenúncio que não se tenha denominado de João Paulo III ou Bento XVII.

Durmam bem!

Desde 2014 que guardo esta fotografia de uma tarde de Gaza.