Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

terça-feira, maio 13, 2025

Influencer?


Há quase dez anos, recebi uma proposta para colocar publicidade à margem do meu blogue. Segundo me foi dito por uma empresa que me procurou, ela encarregar-se-ia de recolher essa publicidade (tendo eu o direito de não aceitar qualquer anúncio que entendesse menos adequado), teria meios para "potenciar" as visitas ao blogue e eu, à luz dos visitantes dessa altura e do crescimento provável dos leitores, poderia ganhar pelo menos dois mil euros por mês. Há dez anos. Pensei menos de um minuto e disse que não. No dia seguinte, a proposta já era outra: que, nos meus textos, eu falasse, "como quem não quer a coisa", de um relógio ou de uma joia ou de um hotel. Ofereciam-me a possibilidade de ganhar o estatuto de "influencer". Recusei, desta vez em menos de um segundo, e esqueci o assunto.

Hoje, fui buscar o meu carro que há dias tinha deixado numa loja, de que já me haviam falado bem, e que tem como "arte" ajudar a recuperar os automóveis, no plano estético, exterior e interior. O trabalho que requeri era de pequena dimensão. Mas fui muito bem tratado, com profissionalismo, fiquei satisfeito com o resultado final, que naturalmente paguei, e vim para casa a pensar: se um "influencer" pode dizer bem de uma loja ou de um produto e ainda por cima recebe por isso, não tenho eu o direito de falar na satisfação por um trabalho que foi bem feito, que paguei e me agradou?

Por isso, aqui fica a nota: a Mr. Cap. (vejam contactos na net) tratou lindamente do que pedi para fazerem no meu carro. Recomendo. 

Passei, com isto, a "influencer"? Embora seja uma designação que detesto (vinha no carro e ouvi que vai haver uma reunião de "influencers" internacionais em Lisboa), já me chamaram coisas piores. (Ah! o automóvel da fotografia não é meu, esclareço.)

Jaime Nogueira Pinto

Jaime Nogueira Pinto completa hoje mais uma década de vida. Há mais de cinquenta anos que somos amigos. Na política, como sabem aqueles a qu...