domingo, junho 27, 2021

Tapadinha



O Atlético Clube de Portugal é uma simpática agremiação (quanto mais não fosse pelo facto do seu nome acabar em “de Portugal”, como só num grande clube português se encontra) criada pela fusão do Carcavelinhos com o União, nos anos 40 do século passado. Por ali perto está a sede do Cascalheira, um “clássico” nas metáforas futebolísticas…

O Atlético chegou a ter uma presença regular na categoria maior do futebol português, tendo entrado em declínio nos anos 80. Daquele clube saiu uma das grandes glórias do futebol português, Germano. E nomes como Imbeloni e Ben David, que a minha geração recorda, também andaram por ali. Lá jogou ainda, na parte declinante da sua carreira, um dos maiores guarda-redes da história do nosso futebol, Carlos Gomes.

O curioso “pombal” que a fotografia mostra são as bilheteiras da Tapadinha, num modelo que era comum a muitos estádios antigos. 

Constatei que o “Tapadinha”, um restaurante russo que já tem muitos anos, que em tempos conheci com uma bela oferta de vodkas, ainda por ali está. “Nazdarovia!”

Alcântara, um bairro com uma inigualável importância na história dos movimentos sociais em Lisboa, foi muito afetado, na sua integridade urbanística, pela renovação profunda por que a área passou, desde o desenho da Avenida de Ceuta, que está hoje sobre o “caneiro de Alcântara” (convém de lembrar que “Al Qantara”, em árabe, significa “ponte”), até aos acessos e colocação dos pilares da ponte sobre o Tejo, que descaraterizaram muito a zona.

Gosto muito de passear por aquelas ruas. Na Alcântara de hoje, ainda é possível descortinar o que deve ter sido aquele importante bairro operário.

2 comentários:

Flor disse...

Um pouco mais acima do lado direito penso que ainda existe a escola primária que frequentei da primeira á quarta classe.
Em frente ao restaurante há a rua que leva ao campo do Atlético e ao lado existia ou existe um portão de entrada para a Tapada da Ajuda.
O meu pai apesar de ser do Sporting, ia ver jogos do Atlético e levava-me com ele.:)

Unknown disse...

Senhor embaixador: bem melhor do que todas as modalidades do Atlético, da banda ocidental da cidade, foi, da outra banda, durante anos, a Secção Náutica do Oriental: tinha os melhores camarões da cidade...
MB

Maduro e a democracia

Ver aqui .