segunda-feira, setembro 30, 2024
Cobardia?
Há falso e falso?
Perante a história da "professora" que deu décadas de aulas e publicou manuais, tendo falsificado habilitações académicas, gerou-se por aí um ambiente de absolvição, quiçá de carinho pela ousadia. Como reagiriam essas pessoas se tivessem sido operadas por um falso cirurgião?
Extrema-direita
O comportamento da polícia na proteção da manifestação da extrema-direita deve ser lido à luz da mais do que conhecida infiltração dessa mesma extrema-direita nas fileiras da polícia.
Terceira história do 28 de Setembro de 1974
domingo, setembro 29, 2024
sábado, setembro 28, 2024
Segunda história do 28 de setembro de 1974
Depois da derrota política sofrida no dia 28 de setembro de 1974, o general António de Spínola, presidente da República, na ressaca dos acontecimentos e das manifestações desse dia que ficou histórico, tinha convocado o Conselho de Estado para 30 de setembro. Foi anunciado que, nessa ocasião, faria uma comunicação ao país pela televisão e rádios, diretamente de Belém.
Primeira história do 28 de setembro de 1974
Hoje sabemos melhor o que foi o chamado “28 de Setembro” de 1974 - um primeiro grande momento de confronto público entre setores ultra-conservadores, apoiantes de um movimento para dar plenos poderes ao general Spínola, e forças políticas da esquerda, que habilmente aproveitaram o ensejo para afastar o polémico presidente da República que, no 25 de Abril, haviam sido forçadas a aceitar, para a legitimação da Revolução, e que se estava a tornar progressivamente mais incómodo. É que, à época, assistia-se a um crescente ambiente anti-25 de Abril, alimentado pelo próprio Spínola, que estava a colocar a esquerda e o Movimento das Forças Armadas à beira de um ataque de nervos.
Oh! Lacerda
Na morte do João Diogo
sexta-feira, setembro 27, 2024
CPLP
Com a limitação de ser uma transcrição de um improviso de cerca de seis minutos, aqui fica notícia que a Agência Lusa fez dessas minhas declarações.
A ilusão israelita
É trágico que Israel há muito não tenha líderes à altura daquilo que os seus cidadãos merecem: paz e segurança. Uma paz que só será possível quando também seja garantida a segurança e um futuro político autónomo aos palestinos. Até lá, Israel vai ganhando umas batalhas, algum tempo e cada vez mais inimigos.
"Snob"
Nuclear
O que torna muito perigosa a situação internacional é a natureza do processo decisório de certos atores que são os "donos" da guerra e da paz. Ver Putin assumir, como se se tratasse de uma decisão unipessoal, a questão da nova doutrina nuclear da Rússia é perturbador.
"Solar dos Duques"
Vai para oito anos que a Petra e o Robert "agarraram" o "Solar dos Duques" e, com grande dedicação, souberam dar continuidade a uma casa que tinha já um nome firmado no mercado. Tenho visto novos proprietários destruirem, em poucos meses, a fama um restaurante. Aqui, isso não aconteceu. Os novos proprietários souberam deitar mãos à obra e consolidar o prestígio da casa. A melhor prova é o facto de muitos dos velhos clientes terem continuado a frequentar a casa.
Ontem, como quase sempre me acontece, comi por lá muito bem. Que assim continue, é o meu voto, que assumo com o egoísmo de quem é cliente habitual.
quinta-feira, setembro 26, 2024
Companhias (2)
Ontem, mostrei por aqui uma imagem da sala da Assembleia Geral da ONU, no momento em que o presidente da Ucrânia discursava. Foi induzido em erro: era uma fotografia de um ano anterior. Esta é a imagem de 2024. O estado da sala não diverge muito.
quarta-feira, setembro 25, 2024
Companhias
O dédalo
"The Spectator"
Lucros
"Raposo"
O ambiente é, por ali, desde que o frequento, o mesmo de sempre. Guardanapos de pano, "linha vermelha" que impus a mim mesmo, sempre que fora das tascas (e, em algumas, já exijo). O serviço é muito atento - mas, honestamente, tenho de fazer o desconto de me conhecerem há muito e de me tratarem sempre bem. A comida tem uma constância admirável. É cuidada, embora sem "efes e erres", honesta, no melhor sentido do termo - e tem outros. Além disso, a casa apresenta ótimos vinhos a preços bem razoáveis. A conta final esteve, como sempre está, na conta certa.
Voltei ontem ao "Raposo", como adivinharão. Se acaso tivesse de regressar por lá amanhã sentir-me-ia feliz. Há melhor elogio que se possa fazer a um restaurante?
terça-feira, setembro 24, 2024
Pior que Obama!
Biden consegue a proeza de ser ainda pior do que Obama, em matéria de política externa. Deixa o mundo num caos. Não corrigiu Guantanamo. Não reverteu Trump no acordo nuclear com o Irão. Saiu humilhado do Afeganistão. Não impediu a agressão de Putin. Cedeu à chantagem de Israel.
Livraria Martins
Pela lógica...
Estou convicto de que aqueles que se extasiam perante a genialidade da ação israelita de armadilhamento dos pagers e walkie-talkies devem manter uma admiração infinda, embora quiçá discreta, pela ainda mais criativa inventividade que esteve subjacente aos atentados do 11 de setembro contra as Torres Gémeas.
Ponto final
segunda-feira, setembro 23, 2024
Crise
Não gostei das declarações do Senhor Presidente da República sobre o orçamento e a crise. Não gostei do comunicado provocatório do governo, sem o menor sentido de Estado. Não gostei do comunicado do PS, reagindo no mesmo tom de chicana. Chego à conclusão que o problema sou eu.
"Much ado about nothing"
domingo, setembro 22, 2024
Um belo museu
Ai, Sporting!
A carreira do (meu) Sporting parece tão sólida que até eu, um cético pessimista sempre preparado para viver com o pior, escaldado por tantas desilusões, começo prudentemente a acreditar que, daqui a uns meses, até posso vir a não ter mais uma.
Já chegámos?
Eu até nem gosto muito da ideia preconceituosa de que "não há fumo sem fogo", mas devo confessar que a sucessão de casos que associam o governo regional e outros poderes públicos da Madeira a irregularidades dá que pensar.
Mau sinal
Acho muito mau sinal: quando os líderes do governo e da oposição desejam obter um acordo encontram-se discretamente, não anunciam a hora da sua reunião. E à saída? Cada um dá uma conferência de imprensa?
sábado, setembro 21, 2024
"Um Mundo Dividido"
Estão abertas as inscrições para a 6a Conferência de Lisboa, um encontro internacional organizado a cada dois anos pelo Clube de Lisboa.
Tupperware
Lamento imenso que ao inventor do seu genial saca-rolhas, uma das obras-primas do mundo da vida prática, não tenha ainda sido atribuído o Prémio Nobel, em paralelo com esse génio que foi o criador das rodinhas nas malas e, acima de tudo, dessa imensa figura que nos trouxe o ar condicionado.
Ao três, figuras anónimas a quem muito devo, a minha eterna gratidão.
sexta-feira, setembro 20, 2024
Desvario
O tratamento mediático das eleições americanas que nos chega está visivelmente enviesado contra Trump. Mas mesmo descontando isso, fica a sensação de que a campanha deste entrou em desvario e numa onda de quase desespero. Foi extraordinário, em poucas semanas, o efeito Harris!
Cisjordânia
Ao votar ao lado da maioria dos Estados que, na Assembleia Geral da ONU, aprovaram uma resolução condenando Israel pela sua ilegal presença com colonatos na Cisjordânia, a diplomacia portuguesa esteve do lado certo - do lado da preeminência do Direito Internacional.
A União Europeia dividiu-se na votação sobre o fim dos colonatos ilegais na Cisjordânia - uns Estados a favor, outros contra, outros abstendo-se.
Assim se confirma ser um perfeito mito a possibilidade de poder vir a existir uma política externa comum, como também fica claro que, para alguns Estados com os quais partilhamos o "clube", a legalidade é um pormenor mais ou menos despiciendo.
Eutanásia
A canhestra fuga do governo à necessidade de regulamentação da lei da eutanásia representa um escandaloso desrespeito pela imperatividade da sua implementação. É uma clara "chico-espertice" antidemocrática, que se traduz no "arrastar de pés" de quantos foram derrotados no voto.
quinta-feira, setembro 19, 2024
E assim acontece
Hoje, durante um almoço com algumas pessoas, entre as quais o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, veio à conversa uma historieta passada com ele em Paris, há cerca de 12 anos.
O periscópio
Portugal vai cair no ridículo pelo mundo quando se souber que pode surgir como candidato presidencial alguém a quem ninguém conhece uma singela ideia política e que ficou famoso por ter montado com eficácia um sistema de distribuição de vacinas. Quantas gargalhadas vamos ouvir!
Temor?
Noto o embaraço da maioria dos meus amigos professores universitários quando lhes pergunto por que não reagem à continuação das praxes e não tomam uma atitude contra essas práticas degradantes, nos órgãos próprios das suas escolas. Será um temor reverencial face aos estudantes?
Favas
Em 2017, quem "pagou as favas" políticas foi a sempre presente no terreno ministra da Administração Interna. Já se percebeu que há uma solução para evitar essa situação: desaparecer.
quarta-feira, setembro 18, 2024
José Bento dos Santos
Chama-se Medalha Municipal de Mérito Cultural da Cidade de Lisboa. Foi hoje atribuída por Carlos Moedas a José Bento dos Santos, sem sombra de dúvida a mais importante figura na promoção da Gastronomia portuguesa nas últimas décadas.
A importância de um comissário
Para avaliar a importância de uma pasta no colégio de comissários europeus importa saber se o seu "portfolio" controla, nos termos dos tratados, competências próprias da União ou se apenas temáticas que ainda relevam dos poderes nacionais. É nas primeiras que reside o verdadeiro poder.
Contrariamente ao critério saloio de que, para um país, o importante é que ao "seu" comissário seja atribuída uma pasta que cubra os seus interesses nacionais diretos, a experiência prova que muito mais relevante é que ele controle áreas em que os outros Estados lhe tenham de vir "comer à mão".
Finalmente, um critério simples, e quase "numérico", para avaliar a importância de uma pasta no colégio de comissários é conhecer o envelope financeiro que por ele passa a ser diretamente controlado. Há comissários que não dispõem de quaisquer verbas dessa natureza.
Coincidências
terça-feira, setembro 17, 2024
Os Tapados
segunda-feira, setembro 16, 2024
Já agora
Haverá quem venha responder que "isso agora não interessa nada". Mas seria importante saber: que avaliação faziam as autoridades sobre o grau de efetivo cumprimento das medidas obrigatórias de limpeza de terrenos nas zonas rurais, em vigor no início deste verão de 2024?
SIC
O meu prezado amigo Dr. Luís Marques Mendes é um putativo candidato à presidência da República. Está no seu pleno direito. Mas nós também temos o direito de pensar que, ao se ter abstido de comentar, na sua rubrica na SIC, a caricata questão Melo/Olivença, isso pode ter algo a ver com um apoio futuro do CDS às suas pretensões. Esse é o problema deste estranho ambiente português de termos profissionais do comentário com ambições políticas.
domingo, setembro 15, 2024
"Deixar África" (1974 - 1977)
"Clube dos Jornalistas"
Bebinca
Ao final da tarde de sexta-feira, numa conversa em viagem entre Coimbra e Lisboa, falou-se de cozinha goesa. Sou pouco conhecedor do assunto, mas recordei uma extraordinária sobremesa da culinária indiana: a bebinca. Nem sei como o nome me veio à ideia! Há muitos anos que não como bebinca e, à despedida, ficou encontrada uma solução para eu, proximamente, matar saudades desse doce.
Jogos parisienses
Os jogos olímpicos e paralímpicos em Paris correram muito bem. E ainda bem! Mas fica a sensação de que os franceses estão a ir um pouco longe demais na exploração desse êxito. Caramba! Uma cidade como Paris não precisa de todo este "foguetório" à sua volta. "Ça suffit!"
sábado, setembro 14, 2024
Olivença - a simplicidade de uma questão complexa
Esta senhora faz hoje 80 anos!
sexta-feira, setembro 13, 2024
A boca do senhor ministro
Estou certo que o senhor presidente da República, o senhor primeiro-ministro e o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros terão, neste momento, a consciência muito clara do caráter profundamente inconveniente das palavras que hoje foram proferidas pelo senhor ministro da Defesa, pessoa que, pelos vistos, não entende que uma coisa é ser membro do governo português e outra é ser eventual associado do grupo dos amigos de Olivença.
"Sharing Knowledge"
Confesso os figos
Ontem, uma prima ofereceu-me duas sacas de figos secos. Não lhes digo quantos já comi. Há poucas coisas no mundo gustativo de que eu goste m...