segunda-feira, janeiro 03, 2022

Rio - Ventura

Rui Rio esteve bastante mal, atropelado por André Ventura, sempre à defesa, sem conseguir segurar o debate. Para o eleitorado potencial do Chega, o discurso de André Ventura funciona em pleno. A continuar neste registo embaraçado, Rui Rio não convencerá os eleitores. Foi uma boa noite para António Costa.

5 comentários:

Jaime Santos disse...

Sem dúvida e António Costa pode bem esclarecer que, com ele ou sem ele, os valores do PS garantem que no que depender deste Partido, jamais um Governo da República precisará do Chega para governar e aprovar orçamentos de Estado. Mas que, dada a ambiguidade de Rui Rio agora e o acordo nos Açores antes, a melhor forma de garantir que isso não acontece é mesmo o voto no PS...

Luís Lavoura disse...

Jaime Santos

António Costa pode bem esclarecer que [...] jamais um Governo da República precisará do Chega para governar

Bah... qual o valor de tal garantia? O Chega também jamais estaria disposto a viabilizar um governo do PS... Mesmo que o PS aceitasse governar com o apoio do Chega, o Chega já tornou claro que não tenciona apoiar o PS.

José disse...

E como é que se pode segurar um debate quando a única coisa de que a jornalista quer saber é de um e só um assunto? A certa altura a Clara de Sousa até disse ao Ventura que ele podia fazer perguntas ao Rio!

O Rui Rio não podia inventar um debate. Não podia fazer birra e dizer "com esse senhor não falo". O homem disse que não fazia coligação, disse que não fazia acordo, disse que apresentaria um programa e se o Chega não o aprovasse, isso seria ajudar o PS. E continua a conversa do "vai fazer acordo ou não?"!

O que aconteceu ao Rio foi o planeado pela Esquerda. É por isto que a Esquerda apoiou o Chega desde o primeiro minuto. A ideia de que o Chega vai buscar votos nos setores mais à direita (atacando CDS e PSD) e, por outro lado, impede que o PSD fale de política com P grande porque tem sempre de estar a falar de coligações, esse ideia, vingou ontem com todo o esplendor. A Esquerda tem o Chega como um instrumento da sua estratégia.

Se o Rio tivesse dito as coisas que o "aproximaram" do Chega na semana passada (e que foram coisas de senso comum), os jornalistas diriam "está a piscar o olho à extrema direita e a tentar ficar com votos do Chega". Como as disse ontem, já foi fraqueza perante o Ventura. Na prática, qualquer coisa que o Rio diga, é ignorada ou manipulada.

Uma das interpretações práticas do debate de ontem (que foi bem "conduzido" pelo Ventura), seria "se eles têm tanto em comum, porque não votar no partido maior e com mais hipóteses?" - ignore-se isto porque é favorável ao PSD...

Finalmente, este tipo de debates é lamentável. Passa-se o tempo a discutir politiquices em vez de medidas e ideias para o país. Que interesse tem um frente a frente entre Ventura e o Rui Tavares? Estão a combater pelo mesmo eleitorado? Vão falar de conceitos para o País ou vão passar o tempo a queixar-se do perfume um do outro? Para que serviu o debate Chega x BE?

Pedro Sousa Ribeiro disse...

Clara de Sousa foi um má moderadora. Em vez de fazer perguntas sobre temas dos programas de cada um dos partidos enredou-se em pequenos "fait divers".interrompendo a despropósito os dois interlocutores. Nada se soube sobre o que os dois partidos têm para apresentar ao país.

Jaime Santos disse...

Luís Lavoura, você não percebeu. O que eu me estava a referir é ao pedido de Rio para que o PS garanta a governabilidade em caso de vitória do PSD.

E eu acho que o PS deve garantir que o PSD não precisará do Chega para governar em caso de maioria de Direita. Em caso de maioria de Esquerda e vitória do PSD isso dependerá, evidentemente, do que o sucessor/a de AC quiser (conseguir) fazer com as restantes Esquerdas.

Mas já percebemos do debate de ontem que Rui Rio fará uma geringonça à açoriana se tiver votos na AR para isso, mesmo em caso de vitória do PS, porque ele não excluiu falar com o Chega, disse-lhe apenas, com todas as letras, que conta com ele como muleta para aprovar OEs e não apresentar moções de rejeição ou censura (ou será muleta do PS, segundo Rio).

Obviamente, Ventura não quer ser mera muleta... Por isso, o José pode dar os urros que quiser, que percebeu-se muito bem o que Rio quer. Quer um apoio do Chega sem se comprometer... Por uma vez, dou razão a Ventura...

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...