quarta-feira, janeiro 12, 2022

Lech Walesa


Li, há momentos, que Lech Walesa passa por sérios apuros financeiros, com uma escassa reforma e com a pandemia a ter suspendido o circuito internacional de conferências em que se apoiava financeiramente. Vende agora fotografias autografadas para sobreviver. 

Em 1998, acompanhei Jorge Sampaio na sua visita de Estado à Polónia. À margem da última cerimónia oficial, perguntei a um destacado responsável polaco, que, por acaso, conhecia bastante bem Portugal, por que razão, em nenhum dos momentos da visita, que tinha incluído receções a que tinham estado presentes dezenas de figuras da vida pública polaca, no que me pareceu ser uma relativa abrangência, nunca surgira Lech Walesa, seguramente a mais conhecida personalidade política da Polónia democrática.

Notei que o meu interlocutor ficou um pouco perplexo. Respondeu-me com duas perguntas.

A primeira foi saber se acaso Jorge Sampaio teria gostado de encontrar Walesa. Disse-lhe que não sabia, que não tinha comentado isso com o presidente, mas que, pelo interesse que colocara em conseguir uma visita ao estaleiro naval onde Walesa se notabilizara, em Gdansk, estava certo que isso teria agradado a Sampaio. O homem ficou a pensar, por um instante e fez-me uma segunda pergunta: “Vocês, em Portugal, convidam o Otelo Saraiva de Carvalho para as cerimónias oficiais, na visita de um chefe de Estado estrangeiro?”

Disse-lhe que era uma comparação com pouco sentido. Otelo nunca tivera funções de Estado no Portugal democrático, tinha tido problemas sérios com a justiça, pelo que era natural que não integrasse a “lista social” do protocolo português. Ora Walesa tinha sido presidente por cinco anos e fora um destacado Prémio Nobel da Paz, com forte prestígio internacional. Mas percebi aquela tentativa “maladroite” de criar um paralelo entre dois heróis da liberdade. E o assunto acabou por ali.

Numa outra qualidade, passei a visitar a Polónia, com alguma regularidade, já na última década. Um dia, falei a alguém de Lech Walesa. “Gostava de o conhecer?”, perguntou-me essa pessoa. Referi que, se isso pudesse ter lugar, acharia com certeza interessante. 

Meses mais tarde, já lá vão uns bons anos, essa ocasião foi-me proporcionada. Fiquei sentado ao lado de Walesa, num jantar, conversámos bastante, embora via intérprete, durante toda a refeição. Não me recordo de ter sido uma conversa particularmente fascinante. 

Walesa é uma personalidade simpática, algo histriónica, loquaz. A minha principal curiosidade era tentar ouvi-lo falar sobre figuras polacas que cruzara, como o general Jaruselski, Tadeus Mazovjecki ou Bronislaw Geremek Mas também gostava de o ver observar os principais líderes internacionais que contactara, comentar a situação política interna mais recente, as relações com os EUA e a Rússia, as questões bielorrussa e ucraniana, a sua perspetiva sobre o papel polaco na Europa, etc. Talvez tenha sido fruto da existência de um intérprete de permeio, o que corta sempre o tempo por metade, mas não guardei nada de marcante que Walesa me tenha dito, além de algumas generalidades e anedotas (no sentido anglo-saxónico de “anecdote”). E, no entanto, ele falou todo o tempo e eu costumo ter boa memória para o essencial. Guardei, mesmo assim, uma fotografia do momento.

A vida de Walesa deu muitas voltas, e não para melhor. Há tempos, vi Mikhail Gorbatchov fazer anúncios às malas Vuitton. As coisas, às vezes, não são fáceis para alguns políticos que, tendo andado na crista da onda da História, acabaram submergidos por ela, restando-lhes apenas esperar que a memória futura dessa mesma História lhes não seja madrasta.

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

Tadeusz com z no fim. Em polaco, o som "ch" escreve-se "sz".

Luís Lavoura disse...

Mazowiecki. Em polaco, o som v escreve-se w. E "ie" lê-se quase como "e", com um som "i" muito breve. Tal como em russo, aliás.

Luís Lavoura disse...

anecdote com o c antes do d.

albertino ferreira disse...

Então já gastou o dinheirinho do Prémio Nobel, que não é assim tão pouco!? Ou é um perdulário, um mãos rôtas!?

Joaquim de Freitas disse...

“Walesa é uma personalidade simpática, algo histriónica, loquaz.», escreve o Senhor Embaixador.

Quando o presidente da republica Lech Walesa ouve um sermão dum padre católico romano, que fez um sermão anti-semita, na sua presença, que o presidente se recusou a criticar, porque era um amigo, isso define bem a personalidade de Walesa,

"Há uma razão suja pela qual ele não fez isso", disse um aliado próximo do Sr. Walesa, que é um político proeminente e falou com a condição de que ele não fosse identificado. "Vamos ver o antissemitismo na campanha presidencial, já estamos vendo isso. E Walesa obviamente ganha porque ninguém diz que ele tem raízes judaicas."
O político referia-se a slogans contra o candidato do antigo Partido Comunista, Aleksander Kwasniewski, afirmando que o pai do Sr. Kwasniewski é judeu.
Numa declaração de acompanhamento ao seu sermão, o padre, o reverendo Henryk Jankowski, disse que os judeus tinham uma "ganância satânica responsável pelo comunismo e pela Segunda Guerra Mundial". No seu sermão, com a presença do presidente em Gdansk, ele disse que a Estrela de David estava "associada aos símbolos da suástica, bem como ao martelo e foice" e pediu aos polacos que se superassem contra as forças do Governo que poderiam vir da Rússia e de Israel.
O Sr. Walesa se recusou a condenar o sermão, dizendo aos repórteres que a "acústica era ruim" na paróquia de St. Brigitte e não podia ouvir exactamente o que o padre disse. E o Sr. Walesa reiterou que o Padre Jankowski, cuja paróquia era um centro do movimento Solidariedade na década de 1980, era um "amigo próximo" e "não um anti-semita.
Entretanto, foi o mesmo Walesa que disse, “"Estou absolutamente convencido de que todos os sintomas do anti-semitismo, tanto na Polónia quanto em qualquer outro lugar do mundo, devem ser universalmente condenados.”.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...