quarta-feira, janeiro 05, 2022

Macron


Foi isto que Macron disse e que está a agitar a França. 

Penso como ele.

12 comentários:

carlos cardoso disse...

Pois eu não.
Estou completamente de acordo que se exija prova de vacinação (ou teste) para entrar em restaurantes, cafés, cinemas e todos os outros locais em que isso é exigido em França, mas penso que um presidente da república não deve dizer nunca que lhe apetece muito chatear uma parte - por mais cretinos que eles sejam, e esses são mesmo - dos cidadãos que representa. E diria mesmo mais: noblesse oblige!

carlos cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Santos disse...

Macron excedeu-se. Mas só na linguagem. Afinal, é o que nós fazemos por cá, eu para entrar na piscina pública que frequento tenho que apresentar certificado de vacinação.

O usufruto de certos bens públicos implica que tudo façamos para proteger a saúde dos outros e manter a higiene dos locais que frequentamos. Quem não quiser vacinar-se, ao menos sofre a sanção de que não pode ter a mesma vida social dos outros.

Fá-lo naturalmente por convicção, mas se assim é, outros no passado sacrificaram bastante mais do que o seu conforto por elas...

Finalmente, suspeito que Macron disse aquilo que a maioria pensa, e ele sabia-o. Mas ainda assim, trata-se de linguagem grosseira que fica muito mal a um democrata...

Flor disse...

Talvez que em França o verbo emmerder não seja tão pejorativo como nós pensamos. "Isto já não vai lá com paninhos quentes".

Luís Lavoura disse...

A questão que se põe é porque é que Macron tem uma especial vontade de chatear aqueles que não se vacinam contra a covid-19 e não tem a mesma atitude com os que não se vacinam contra outras doenças. Doenças contra as quais há vacinas mais testadas pelo tempo e pela experiência e portanto, em princípio, mais seguras do que as contra a covid-19.

Luís Lavoura disse...

Flor,

você tem razão. Os franceses falam na sua vida do dia-a-dia uma língua peculiar, cheia de palavras que não se ensina na escola ("boulot" = trabalho ou "bagnolle" = automóvel, por exemplo). O verbo "emmerder" é perfeitamente corriqueiro nesse francês alternativo.

Flor disse...

Luis Lavoura eu tive um director francês que quando as coisas não estavam como ele queria eu ouvia ele a dar murros no tampo de vidro da secretária e a gritar "Quel bordel de merde" e muitas outras mesmo quando estava mais calmo :)

Jaime Santos disse...

Luís Lavoura, o seu sentido de sarcasmo surpreende-nos sempre :) ...

Mas, fazendo-me de desentendido, diria que talvez o facto de os hospitais estarem cheiros de pacientes covid que não só correm grave risco de vida como também impedem que outros sejam tratados a outras doenças (existe uma responsabilidade social que temos de nos proteger e também aos outros), explique a especial vontade de Macron 'de les emmerder'...

Joaquim de Freitas disse...

Além da grosseria da língua macroniana, que supera em vulgaridade o "Casse-toi, pobre idiota!" de Sarkozy e que recorda ainda pior as provocativas declarações de 2017 sobre os "gauleses refractários" e os "povos que não são nada", o "Presidente da República" que deveria unir a nação provoca, atormenta e conscientemente desespera uma parte da população (não esquecer que legalmente a vacinação continua sendo uma escolha pessoal e que, constitucionalmente, todos os franceses são iguais aos demais!). Na verdade, Macron cinicamente busca dividir o povo francês correndo o risco de alimentar a violência e a intolerância no país.

Essa irresponsabilidade salta aos olhos na incrível proposta recente de um desprezível deputado do partido da direita, LR, que se propõe a cobrar todos os seus cuidados aos não vacinados colocados em terapia intensiva - ou seja, em linguagem simples, para deixar morrer em casa ou na rua, os franceses pobres, como é a regra entre os bárbaros americanos de Trump-Biden, os ricos , vacinados ou não, tendo sendo os meios de pagar as suas despesas médicas qualquer que seja a sua escolha.

Tudo isso em desrespeito à Segurança Social instituída por Ambroise Croizat, o Ministro Comunista de 1945: de facto, o princípio humanista da Segurança Social originária era, segundo uma fórmula cara a Karl Marx, "de cada um segundo as suas capacidades, a cada um de acordo com as suas necessidades ".

A manobra ideológica de Macron é evidente. Porque a oligarquia dirigente nunca soube o que fazer do contundente Não francês à constituição europeia, porque teme o retorno insurreccional dos coletes amarelos e a sua junção com um ressurgente sindicalismo de classe, essa casta anti-social e anti-nacional busca maquiavelicamente dividir o país entre vacinados e não vacinados, para incitar a todos ao ódio contra o seu irmão de classe e para lutar pela violência, até mesmo a guerra civil, mesmo dentro do povo francês e do movimento popular, fartos desta UE que massacrou o hospital público em nome do euro sacrossanto e os critérios odiosos de Maastricht ao apelar à França 42 vezes desde 2011 a "reduzir os seus gastos com saúde"

PS)
Escrevo o que precede, no dia em que fui obrigado a chamar às duas horas da manhã; o INEM francês ( SAMU) , afim de levar a minha Esposa às Urgências , onde, depois de receber os primeiros socorros , foram obrigados, no fim do dia , a transferi-la para uma clínica privada, o hospital estando saturado de doentes do Covid 19, vacinados e não vacinados.

Flor disse...

Joaquim de Freitas desejo as melhoras da esposa.

Joaquim de Freitas disse...

Obrigado Flor, pelo cuidado. Cumprimentos.

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...