domingo, outubro 03, 2021

“Observare”


Sob a moderação de Pedro Bello Moraes, Carlos Gaspar, Luís Tomé e eu falámos, no “Observare” desta semana, do futuro político da Alemanha e do “namoro” entre a Turquia e a Rússia.

No que me toca, lembrei que o antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi condenado a prisão efeitiva (do que ainda pode decorrer), o que deixa uma sombra sobre a direita democrática francesa neste tempo que antecede as eleições presidenciais, bem como o facto dos chefes militares americanos terem sido chamados ao Congresso, para uma espécie de “diebriefing” explicativo sobre as razões do colapso da sua missão no Afeganistão.

Como sugestão, lembrei o último filme inspirado na figura de James Bond, que culmina quase seis décadas de um mundo mitico “a preto e branco”, feito de “bons” e de “maus” da fita, que continua a agradar a muita gente (na qual, confesso, me incluo).

Pode ver, clicando aqui.

Sem comentários:

A Nato, a Rússia e a Ucrânia

A tensão atual NATO-Rússia parte de duas realidades incontroversas e potencialmente conflituantes entre si. De um lado, está o tropismo ocid...