sábado, outubro 02, 2021

A capa

Uma das duas revistas semanais de informação da nossa praça trouxe ontem uma capa (porque é da capa, e só dela, que falo) sobre Carlos Moedas que é o retrato exato da indignidade em jornalismo.

Tenho bastante pena pela revista, de que sou leitor desde o número um e de que, há muitos anos e em outras encarnações editoriais, cheguei a ser colaborador. 

Conheço por lá gente que me merece consideração pessoal (não obstante eu próprio por ali ser zurzido, de quandoem vez, risco que agora deve aumentar), que lamento ver deslizar no plano inclinado para a mediocridade jornalística.

Espero que não surjam desculpas esfarrapadas, arguindo que, no texto que figura no seu interior, nada do que se escreve é repreensível e que o que se assinala na capa apenas reflete aquilo que a própria figura visada já tinha tornado público!

Não brinquemos! Se a revista finge não perceber a gravidade daquilo que fez - pior, se vier a procurar desculpar-se com “technicalities” e alibis de pacotilha - então apenas confirmará aquilo que muitos suspeitavam e que alguns teimavam em acreditar que não podia ser verdade: que se converteu, irremediavelmente, a uma conhecida e “infamous” escola de “jornalismo”, que, nos dias de hoje, representa o pior daquilo que existe na comunicação social portuguesa - e todos sabemos do que estou a falar!

Mas há uma esperança: a revista ainda vai a tempo de pedir desculpas formais a Carlos Moedas. Terá essa coragem ou assumirá o desplante, num editorial cheio de soberba, no seu próximo número, de achar que tinha consigo a razão? Vai ser um belo teste. Ficamos à espera!

7 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Caro senhor embaixador, ao contrário de si, não nutro consideração alguma pela figura em causa, não lhe reconheço quaisquer méritos na passagem por um governo de muito má memória ou pelo seu "tour" na comissão europeia, que o senhor não se cansa de dizer que foi excelente, sem nunca precisar a devida medida da respetiva excelência. Considero a personagem um manga de alpaca carreirista (o carimbo goldman sachs é muito bom), um político mediocre, sem visão, sem ideias, um yes man ligado a interesses pouco recomendáveis, que por vezes o punham "a funcionar", o responsável pela privatização insana dos CTT (com um bizarro benefício marital pelo meio) e que ainda deve estar meio aturdido com o bebé que lhe caiu nos braços, mais por culpa da arrogância do outro candidato do que por mérito (?) próprio. Isso dito, sim, a capa é um nojo achincalhante mas, curiosamente, também não me recordo de o ter visto a si expressar a mesma indignação (perfeitamente justificada), em relação a outros momentos altos do nosso "jornalixo", porventura muito mais graves e comprovadamente criminosos (todos sabemos do que estamos a falar), embora admita que possa estar equivocado. O resto, quanto a mim, são trocos.

Paula disse...

Sr. Embaixador

Não percebo o beneplácito da sua dúvida. É por demais evidente que, embora de forma mais sonsa, a revista em causa segue a mesma e iníqua linha editorial do jornal do grupo.

PauloV disse...

Sr. Embaixador, realmente tem razão sobre o "jornalixo" que impera nas nossas bancas, que me levou já há alguns anos a não gastar um cêntimo na imprensa portuguesa. O papel higiénico é mais eficaz e mais barato....prefiro a imprensa estrangeira, mais isenta e objetiva. Mas não reconheço ao atual presidente da Câmara de Lisboa nenhuma nota positiva por onde andou, desde fazer parte do pior governo de Portugal desde D. Afonso Henriques, um "burrocrata" dos melhores e uma figurinha (coitado, até a voz..) que não inspira confiança. Vamos ver o que vai conseguir fazer com a sua incompetência natural para gerir o saco dos "sete gatos" que tem em mãos. O que me lembro que fez de "melhor" foi a cena dos CTT e a "ligação uterina" aos mesmos....

Flor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Santos disse...

O Lúcio Ferro, para quem critica o carácter ofensivo e provocatório dos textos dos outros olhe que o seu... Eu também não nutro particular simpatia por Carlos Moedas, mas daí a dizer aquilo que você diz...

E, já agora, pode por favor nomear outros momentos do 'jornalixo' que o Embaixador se terá esquecido de comentar? Não se escude no 'todos sabemos do que estamos a falar (sic)'... Faça por favor o trabalho de casa.

Não há dúvida, há uma certa Esquerda ressabiada que acha que pode dizer o que lhe apetece da Direita e sobretudo do Centro-Esquerda, esse sim o seu inimigo principal, e depois quer ser tratada com elevação.

Isso tem um nome e não é bonito...

Lúcio Ferro disse...

Jaime Santos, vá fazer uma resenha dos últimos anos das capas do cm e da sábado e depois vá à fava.

disse...

Inqualificável...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...