sábado, junho 12, 2021

Irresponsabilidade

Um grupo político que, contrariando o parecer expresso das autoridades de saúde, dá o péssimo exemplo de organizar um ”arraial” de irresponsabilidade cívica no centro de Lisboa, dispensa-nos de utilizar os (des)qualificativos que merece.

5 comentários:

Fernando Martins disse...

Um erro político e sanitário - à semelhança do que cometeu o PCP na festa do Avante! de 2020...

Flor disse...

Incompreensível! Nós que cumprimos todas as ordens da DGS começamos a duvidar se estamos certos e a sentirmo-nos "papalvos" para não utilizar outro nome.

Luís Lavoura disse...

O mesmo grupo político organizou no 25 de abril uma manifestação-desfile com cerca de 200 pessoas, que deve ter sido mais ou menos o mesmo que houve na manifestação-arraial. Pergunto: porque se contesta tanto o arraial, mas nada se disse sobre a manifestação? E porque é que no 25 de abril houve mais outra manifestação (em Lisboa, não sei o que houve noutras cidades do país), creio que maior do que a deste grupo político, e também nada se criticou sobre ela?

Luís Lavoura disse...

Flor

Nós que cumprimos todas as ordens da DGS

A DGS não tem autoridade para dar "ordens" neste país. A DGS é uma Direção-Geral, que tem por função dar orientação e apoio técnicos ao governo. Não dá ordens. Muito menos pode dar ordens que violem a Constituição que garante os nossos direitos e liberdades.

Luís Lavoura disse...

A mim parece-me que o Francisco cai no mesmo erro que a Flor (e que muitas outras pessoas): considerar que as sugestões (ou indicações) da DGS são ordens (ou proibições).

Assim, se a DGS nada diz sobre as manifestações do 25 de Abril, o Francisco considera que nada obsta a que elas se realizem. Mas se a DGS desaconselha festas dos Santos Populares, o Francisco considera - erradamente - que elas são proibidas.

Chegamos assim à interessante situação em que estamos como no tempo da Outra Senhora: a DGS é quem manda no país. Se a DGS não aprecia, então a população interpreta que é proibido.

Os nossos direitos são garantidos pela Constituição, que, nomeadamente no parágrafo 1 do artigo 45º, garante a liberdade de reunião. As pessoas são livres de se reunir, quer a DGS goste disso quer não goste, para celebrar os Santos Populares ou para seja o que fôr. E vai a essas reuniões quem quer (eu, por exemplo, fui à manifestação do 25 de Abril porque gosto dele, não fui ao arraial porque não gosto deles).

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...