sexta-feira, novembro 10, 2017

Ver os aviões


   

Ainda fui desse tempo. Quem visitasse Lisboa não passava sem uma ida ao aeroporto, nesses anos 50 (Nas outras capitais. era também assim: ouçam o “Dimanche à Orly”, de Bécaud). Para “ver os aviões”. O serviço na esplanada era caro mas, caramba!, valia a pena, e uma vez não são vezes! 

Lisboa, para quem vinha em família, da província, incluia o flanar, a comprar novidades e a ver as montras, pelo Chiado e pela Baixa, andar nas escadas rolantes do Grandela, ver o preto à porta da Casa Africana, tomar café na Brasileira, na Suiça ou no Nicola. Olhar a “outra banda” do topo do Parque Eduardo VII, fazer o lento passeio de carro pela esquadria urbana em construção das Avenidas (então) Novas, ter o deslumbre noturno que era a Fonte Luminosa, tudo isso era parte do programa. Os adultos não passavam sem uma ida aos fados ou a uma sessão (havia duas, três ao domingo) de uma revista, seguida de jantar no Parque. Para os miúdos, como eu era, havia, claro!, a visita ao Jardim Zoológico com a moeda ao elefante, e pouco mais... No domingo, o “passeio dos tristes” também era obrigatório: ir a Cascais pela Linha, subir a Sintra e regressar pelas portas de Benfica ou pela “imensa” autoestrada, com paragem no miradouro do Viaduto Duarte Pacheco (a sério, era possível!) e na Torre de Monsanto. Com bom tempo, num cacilheiro, ia-se almoçar ao Ginjal. Às vezes, sempre num domingo e sempre às três da tarde (havia regras, nesse tempo, ora bem!), ia-se à “bola” de um dos grandes (em que o Belenenses então figurava). Ah! E com a chegada do Metro, já nos anos 60, outro atrativo se criou. E, claro, para quem viesse de comboio, o prateado “Foguete”, que ligava ao Porto, era o máximo! E, no fim, levava-se que contar, por uns tempos. Até à próxima.

Saudades? Uma ova! A Lisboa de hoje tem mil vezes mais graça, mais oferta, mais qualidade de vida. Se olharmos para trás, o tempo era como a fotografia: a preto e branco. Ora a vida é a cores!

(Em tempo: alguém me lembra, e bem!, que não referi a Feira Popular. É verdade, nunca me levaram lá! E, agora, é muito tarde: infelizmente, não tenho a quem me queixar...)

5 comentários:

Anónimo disse...

Não me parece que fossem só os que visitavam Lisboa que executavam o "programa" descrito. Os lisboetas também faziam regularmente os mesmos percursos e lembro aliás, que a única vez que vi Salazar, num carro americano enorme, foi precisamente no tabuleiro da Duarte Pacheco, de regresso, ele é nós (filhos do meu pai) da volta dos tristes para ver o Yul b qualquer coisa (o barco que encalhou no Guincho e lá ficou imenso tempo). A volta dos tristes tinha, na minha versão familiar, a ida por Sintra e o regresso pelo Guincho. Da varanda do aeroporto estou a ver o meu pai e mãe a voltarem-se para trás e a dizer-nos adeus, embarcando para um Dakota ou outro parecido, antes do Caravelle que evidentemente fomos ver quando começou a aterrar em Lisboa. Lembro ainda os rebanhos de ovelhas no caminho para a tal varanda e o comentário, vezes sem conta repetido, do meu pai: e julgam que Lisboa é uma cidade evoluída... Com rebanhos no meio dela!
Estou completamente de acordo em que não há motivo para saudades.Hoje Lisboa, e Portugal em geral, é incomparavelmente mais "colorida". O estranho seria que o não fosse!
João Vieira

Anónimo disse...

Caro Francisco,

Eu aprendi a ler no aeroporto e nas docas. Ainda me lembro da dificuldade que era soletrar " Scandinavian Airlines System" ou " Cristoforo Colombo", um belo navio que ia de Génova para a América Latina e que parava sempre em Lisboa.

Um abraço

JPGarcia

Anónimo disse...

os anos 50 correspoderam aos anos de destruiçao da antiga cidade de Lisboa com tudo o que de bom e de mau isso trouxe.

a ligaçao Monsanto, vale de Alcantara, Campolide, Benfica podia ser hoje ou outra se não fossem as "imaginações" dos engenheiros da altura. Seguramente, e um pouco como é narrado no texto, o carro era visto como o futuro, e não havia muitos...

A destruição de uma Lisboa mais, diriamos hoje, verde, rustica ( e por vezes muito pobre) deu lugar à Lisboa das massas e do pos guerra.

A modernizaçoa de lisboa dessa epoca tb se fez destruindo partes de bairros pobres e de contestaçao como eram mouraria ( a parte do martim moniz, destruida para fazer a ligaçao ao aeroporto) e Alcântara (ligaçao à ponte).

Duarte Pacheco e outros modernistas da época queriam destruir toda a baixa não pombalina (Alfama Mouraria etc), eram loucos absolutos... Um pais de cromos

Anónimo disse...


A Volta dos Tristes: só ao fim da noite quando já estava "alegre" para de janela aberta poder perder os "vapors" antes de chegar a casa, depois de uma boa noitada e por isso vi algumas vezes o começo do dia no Guincho. Que anos 60 aqueles foram.

É tão interessante as referências que cada um tem sobre factos tão simples como a volta dos tristes ou o aeroporto.

Anónimo disse...

O navio encalhado na Boca do Inferno era o Hildebrand, aconteceu em 1957.
A entrada na esplanada do aeroporto era paga, depois descontava-se o valor na despesa de consumo caso houvesse. Ao lado havia uma zona gratuita mas sem cadeiras, onde se deslocavam
a maioria dos familiares de pessoas que chegavam ou partiam.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...