domingo, dezembro 06, 2015

O segredo (de polichinelo) de justiça

Diz S. Exª a senhora Procuradora-Geral da República, citada por um jornal: "Todos os magistrados do Ministério Público, todos os magistrados judiciais, todos os funcionários, todos os advogados e todos os intervenientes que por qualquer forma tenham acesso aos processos têm de fazer um esforço conjunto" sobre as quebras de segredo de justiça.

Um "esforço conjunto"? E não ajudaria a esse "esforço" se os inquéritos da PGR sobre as quebras do segredo de justiça no seu seio fossem conclusivos, se dessem origem a processos e decisões disciplinares? Quantos magistrados e funcionários foram até hoje punidos por esses crimes diários? Será que os vários inquéritos sobre a quebra do segredo de justiça ainda estarão ... em segredo de justiça? E qual será a razão que faz com que, nestes casos, e curiosamente, não surjam "quebras" desse segredo? E já repararam que na lista de "intervenientes" a senhora Procuradora-Geral evitou mencionar a palavra "jornalistas"?

Detesto que servidores públicos pagos pelos nossos impostos queiram tomar-nos por parvos. Foi o que fez a senhora Procuradora-Geral com esta sua declaração.

6 comentários:

Unknown disse...

E comum a todos os procuradores anteriores. porque será?

Anónimo disse...

Para alguém ser punido é preciso que primeiro se descubra quem foi. Como várias pessoas (procuradores, policias, funcionários judiciais, juízes, advogados, assistentes, como por exemplo o Correio da Manhã) têm acesso ao processo é praticamente impossível imputar a quebra do segredo a alguém em concreto. A razão é simples para explicar o motivo porque ninguém é condenado. O que é que esta PGR como qualquer outro na sua posição pode fazer?

Jaime Santos disse...

Têm que fazer um esforço? Para quê? Para não violarem a Lei? Coloco a mesma questão que o Sr. Embaixador coloca, onde estão os arguidos/acusados/condenados por violação do Segredo de Justiça? Só me lembro do caso da jornalista Inês Serra Lopes, que foi absolvida.

EGR disse...

Senhor Embaixador: esta declaração é mais um dos muitos sinais demonstrativos do deploravel estado em que se encontra a Justiça. E então na magistratura do MP nem vale a pena falar.
E quanto a senhora Procuradora Geral,cuja nomeação foi tão saudada por certos e determinadossectores ideologicamente bem definidos,o seu desempenho só vem ajudando no sentido descendente do prestígio que o seu alto cargo deveria merecer de todos nós.

Jaime Santos disse...

Sr. Anónimo das 18:39, Não seja falsamente ingénuo, nem nos tome por tal. Se há vários suspeitos, é preciso fazer trabalho de polícia para descobrir quem foi. Mais, o próprio ato de investigação, com a constituição de arguidos e interrogatórios, já é um ótimo dissuasor de crimes futuros. O que está a fazer ao dizer 'é praticamente impossível', é fazer a defesa da violação do Segredo de Justiça. Mas já por isso é que não assina o que escreve, não é?

António Azevedo disse...

Concordo plenamente com o anónimo das 18:39. Sendo eu uma pessoa comum considero até agora que a Senhora Procuradora é a que desempenhou melhor o cargo, de longe.
Quanto aos jornalistas devem por cá fora tudo o que souberem e lhes cair na mão, sem comprarem, claro!
Quem viola o segredo de justiça é quem compra e é comprado ou lhe interessa vender e dar...

Como conhecemos bem esta tática da vitimização...

antónio pa

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...