segunda-feira, dezembro 14, 2015

14 de dezembro de 1986


Foi há 29 anos. Foram 7-1. Eu estava lá. Foi uma bela tarde.

21 comentários:

senhor dos tropicos disse...

1986...e nesse ano o SLB foi campeao. Ah, ja agora, tb venceu por 5-0 o SCP numa eliminatoria da Taca.:)

Anónimo disse...

foi há 30 anos

Anónimo disse...

Embaixador, retifique o titulo do post. Nao foi em 96, mas sim 1986.

Gonçalo Pereira disse...

Também estava lá. E há algumas semanas, um dos jogadores dessa equipa contou-me que o Manuel Fernandes pediu para sair quando estava 3-1, pedido esse que o Manuel José não atendeu. Felizmente!

Francisco Seixas da Costa disse...

Obrigado pela retificação da data

Anónimo disse...

Eu também. Para mim, tarde triste, triste tarde. E estávamos lado a lado.

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Eu percebo que esta data seja uma efeméride para os sportinguistas: os pequenos clubes, naturalmente, comemoram as vitórias sobre os grandes. Os grandes costumam a comemorar títulos...

Por falar em títulos, e desculpem-me apelar à vossa memória (eu sei que é doloroso), há quantos não ganham um campeonato nacional...? Eu dou uma ajuda. Vou contar pelos dedos das minhas mãos: um... dois... três... quatro... cinco... seis... sete... oito... nove... dez... óh, não me chegam os meus dedos, alguma alma caridosa me empresta uma mão? Obrigado: onze... doze... Uff... treze anos!!!

Consolem-se, porém. Este ano vão quebrar este longo jejum, matéria aliás em que são indiscutíveis campeões: o anterior tinha sido, salvo erro, de 17 anos! Ao todo 30 anos de jejum! Já merecem o céu onde, aliás, vão chegar este ano, com a inestimável ajuda do presidente do SLB que vos ofereceu "de bandeja", depois de uma formação de seis anos, um grande treinador. Erro (que corre o rísco sério de vir a tornar-se histórico) e que não perdoo ao meu presidente. Mas isso é outra conversa...

Voltando à vossa efeméride: também lá estive. Mas, confesso, que me custou mais esta última.

Eduardo Saraiva disse...

Estive lá mas não vi os 7 - 1 porque aos 5 - 1 saí . . .

Anónimo disse...

Também me recordo de:

28-04-1946 em que o Benfica ganhou ao Sporting 7-2
19-11-1978 em que o Benfica ganhou ao Sporting 6-1
14-05-1994 em que o Benfica ganhou ao Sporting 6-3

ou ainda

02-09-2010 em que o Benfica ganhou ao Sporting 4-1

A questão é que vamos rumo ao 35º e o Sporting continua longe. Muito longe.

Anónimo disse...

ao anónimo das 11, em 78 nao foram 6;1, mas sim 5;0, estes vermelhuscos nem da história do clube deles sabem. O Sporting também tem uma vitória por 6;1 e 5;0 na década de quarenta em cima do Benfica. Mas o maior resultado de sempre é 8;1 a favor do Sporting na festa de despedida do Manecas. Bem e este ano já vao em 3 jogos 3 vitórias do maior de Portugal, principalmente aqueles 3, o em casa dos bebados e homens das cavernas ou será dos favelados. ao amigo zé do boné que insinua que o Sporting é pequeno, já vi que tem tanta inteligencia como o Lula do Brasil.

José disse...

Que saboroso estas três vitórias... que saboroso.

Aguardo ansiosamente o próximo jogo/derby.


Saudações leoninas.

Anónimo disse...

Para o ignorante do senhor dos trópicos, esses 5,0 da taça foram na época anterior ou seja 85,86, mas na penultima jornada o Sporting foi a favela ganhar 2;1 e tirou o titulo aos favelados e deu aos sicilianos das antas.

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Para o anónimo das das 17:23:

Creio que não me enganei. Vou contar (de novo) pelos dedos das minhas mãos: um... dois... três... quatro... cinco... seis... sete... oito... nove... dez... óh, não me chegam os meus dedos, alguma alma caridosa me empresta uma mão? Obrigado: onze... doze... Uff... treze anos!!!

Meu caro anónimo, nós SLB, estamos bêbados, mas é títulos e de taças: na nossa "caverna" estão lá guardados 34 (campeonatos)! 25 (Taças de Portugal) e 5 Supertaças)! E damos de barato as 6 taças "Lucílio Baptista".

Sem contar com estas últimas, são 64 títulos contra 42! E..., já me esquecia (de facto já passaram muitos anos...), fomos Bi-campeões Europeus (nenhum outro clube portugês o foi, e vocês nem uma final, nem uma meia-final, nem uns quartos-de-final, nem uns oitavos-de-final (') cheiraram)!

Só socorrendo-se dos vossos títulos em ping-pong... é que lá podem chegar!

Este palmarés para um clube de um bairro da cidade de Lisboa não está nada mal. O resto é conversa da treta. Ou de bêbados...

Anónimo disse...

ó senhor Zé do Boné, continua com as suas ignorancias. Faltam alguns assentos por problemas no meu teclado, mas dizia ao contrário do que diz, o Sporting esteve nos quartos de final dos campeoes europeus em 82,83, esteve nos oitavos de final em 2008,09. Mas temos a Taça das Taças, essa sim unica em Portugal. Mas senhor do boné que sabe tao pouqiunho, um clube nao é só futebol, só em atletismo temos 15 taças dos campeoes europeus, 14 em corta mato e uma em pista, quantas tem os favelados, fomos o primeiro clube portugues a ser campeao da europa em hóquei patins em 77. Tivemos recordistas mundiais e europeus, primeiro atleta a trazer uma medalha de ouro nuns jogos olimpicos, Carlos Lopes, ja ouviu falar, mas regressando ao futebol, fomos o primeiro clube portugues a ir ao Brasil em 1928, estivemos em 51,52 e 53 no Brasil naquilo que poderemos considerar como o prótótipo daquilo que é hoje o mundial de clubes, primeiro clube portugues a ir á China em 1978, primeiro clube Portugues a jogar em Angola depois da independencia em 79, em várias modalidades. Podia continuar a desfiar coisas, mas o senhor zé do boné que desconhece tudo isto iria ficar dentro das cavernas e da favela evergonhado. Há e temos ainda hoje o record de goleadas nas competiçoes eurppeias, 16,1 ao Apoel em 63,64. E olhe que nunca levamos na europa 7,0 como os favelados levaram em 99, dessa potencia do futebol chamada Celta de Vigo. Nessa altura já usava boné ou passou a usar nessa época para esconder a vergonha.

Anónimo disse...

Em Alvalade já há rios de baba... E há Ali Baba e os quarenta ... E o paleio dos roubos vai de boa saúde? Em Alvalade são mesmo uns coitadinhos queixinhas, comandados por um tal BdC, que um dia vão apedrejar, quando as coisas não correrem de feição.

Francisco Seixas da Costa disse...

É tão fácil e divertido ver as papoilas a saltitar...

Anónimo disse...

Fui a Braga para ver não as papoilas saltitantes, mas para ver JJ e BdC saltarem e saltitarem no final do jogo. Desta vez não saltitaram quais dois adolescentes. Algo lhes correu mal. Já lá vão a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal... Que comunicado emitirá agora o presidente? Quem será o alvo? Requiescat in pace, em versão completamente livre e desviada: vá chatear outro e diga antes um poema numa récita de Natal, onde pode ser acompanhado por Maria de Belém na sua posição hirta e de sainha de récita na festa do colégio.

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Ao "visconde da treta" e anónimo das 19.15, com linguagem própria dos do bairro de lata (com acentos ou sem assentos):

Penitencio-me pela minha ignorância: desconhecia que tinham 2 oitavos e dois quartos-de-final. Mas olhe, nós "os favelados" temos 7 finais (!), o que quer dizer – se lhe não for difícil fazer um raciocínio dedutivo – que temos 7 oitavos, 7 quartos e 7 meias-finais, dando de barato os outros oitavos, quartos e meias-finais das vezes em que não chegamos ao palco da final.

Foi o futebol "de favela" dos Colunas, Eusébios e Companhia que nos levou aos píncaros do futebol na Europa, onde, aliás, "bocemês" ainda não chegaram e não se sabe se algum dia chegarão. Oxalá não.

Quanto aos vossos outros títulos em outas tantas modalidades (juntamente com os títulos, e começam a ser muitos, que o SLB também tem nalgumas dessas modalidades) eu troco-os a todos por um campeonato nacional (e já tenho, só para lembrar, 34).
"Beja" lá quão eclético sou.

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Este ano, caro Embaixador, as papoilas estão murchas (e suspeito, para "vil tristeza" minha, que assim irão continuar por muito tempo), mas quando estão viçosas, tem inteira razão, é fácil e divertido vê-las saltitar sobre o verde dos relvados.

Anónimo disse...

O Zé da boina tem cá uma lábia. Para além de falta de cultura desportiva que aliás é bem evidente.

Anónimo disse...

Liçao final para o Zé do Boné

Ora o senhor da boina no alto da sua ignorancia, afirmou que o Sporting nunca tinha chegado a quartos de final nem a oitavos de final na Europa.

63,64 vencedor taça das taças
73;74 Meias finais taça das taças
82;83 quartos final campeoes europeus
85;86 quartos final taça uefa
87;88 quartos final taça das taças
90;91 meias finais taça uefa
2004,05 finalista taça uefa
2007,08 quartos final taça uefa
2008,09 oitavos final liga dos campeoes
2009,10 oitavos final liga europa
2011;12 meis finais liga europa

Caro Zé do Boné, errar é humano, mas errar desta forma é no minimo ignorancia, ou será burrice pura.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...