quarta-feira, dezembro 02, 2015

Forum do Centro Norte-Sul


Numa iniciativa do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa, tem lugar em Lisboa, em 3 e 4 de dezembro, mais um Forum anual desta estrutura sedeada em Portugal, desta vez dedicada ao oportuníssimo tema "Como combater a radicalização e o terrorismo: instrumentos de prevenção e conhecimento partilhado no espaço europeu e mediterrânico", com a presença de participantes oriundos de 40 países.

Lamento não poder corresponder, por virtude de outros compromissos, ao convite que me foi formulado para participar neste Forum, que desde há vários anos tem sabido congregar vozes de ambas as margens do Mediterrâneo, na persistente promoção de um diálogo pela paz e pelo entendimento.

Quero deixar aqui expressa a minha continuada admiração pelo magnífico trabalho que o CNS tem vindo a desenvolver, com uma pequena mas muito qualificada equipa, dirigida pelo diplomata Frederico Ludovice, que, vai para dois anos, me sucedeu na direção executiva do Centro. É graças ao seu entusiasmo e competência - e, convém deixar claro, também ao apoio permanenente do Ministério português dos Negócios Estrangeiros, nomeadamente da nossa missão junto do Conselho da Europa, dirigida pelo embaixador Luis Castro Mendes - que tem sido possível continuar a assegurar a existência do Centro Norte-Sul, que tem já um quarto de século de vida.

1 comentário:

aamgvieira disse...

"Livrai-nos do mal" Isabel Stilwell no jornal i

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...