domingo, dezembro 20, 2015

Macedónia

A Macedónia é o nome de uma província do norte da Grécia. A Macedónia era também o nome de uma das Repúblicas da ex-Jugoslávia. Quanto este último país se cindiu em vários Estados, a República da Macedónia tentou ser "crismada" por esse nome junto da comunidade internacional, que havia aceitado como bons os nomes de todas as restantes Repúblicas ex-jugoslavas. A Grécia, contudo, por temer que a nova República mantivesse o que se sabia serem históricas ambições sobre a sua homónima província do norte, não permitiu que o novo país se chamasse República da Macedónia. Por isso, esse país que tem Skopje por capital apenas conseguiu registar-se sob o nome de "Antiga República Jugoslava da Macedónia" ou, em inglês, "Fyrom". Até hoje, Skopje e Atenas mantêm as respetivas teimosias, embora as conversas entre ambos, com vista a "uma solução mutuamente aceitável" (como dizemos na diplomacia), ainda prossigam.

Um dia de 2002, em Viena, dei um almoço de trabalho na residência, durante a presidência portuguesa da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), que implicava a presença à mesa dos embaixadores de Skopje e de Atenas. Não obstante o conflito que dividia os dois países por virtude desta questão toponímica, recordo-me que havia alguma cordialidade entre eles, como é regra da profissão. (Como o meu amigo e colega grego vive hoje em Lisboa, vou, num destes dias, recordar-lhe a cena).

Na minha apresentação do convidado principal do repasto, que já me não recordo quem era, fiz uma referência aos presentes à mesa. Quando apresentei o "embaixador de Fyrom", o meu colega interrompeu-me e, agastado, disse:

- O meu país não se chama "Fyrom"! Chama-se "República da Macedónia"!

Eu não podia transigir um milímetro nesta matéria, sob pena de convocar a ira dos gregos, escudados naquilo que prevalecia na comunidade internacional.

- Peço desculpa se utilizei um acrónimo de que não gostas. Então, eu digo o nome completo, pelo qual o teu país é designado no seio da OSCE: Antiga República Jugoslava da Macedónia. Imagino que também possas não apreciar, mas tens de entender que eu não posso proceder de modo diferente.

O meu colega ficou com um "carão" e o almoço lá prosseguiu. Creio que sem mais incidentes.

À saída, o embaixador francês, deixou-se ficar para trás e disse-me:

- Que chatice aquilo da Macedónia! É uma "guerra" sem sentido. Ainda fiquei preocupado que a sobremesa pudesse trazer mais problemas.

- A sobremesa?!

- Sim, é que pensei que tivesses tido a ideia de servir uma "macedónia de frutas"...

Desde há muito que os franceses criaram uma salada de frutas, muito variada, a que dão o nome de "macedónia de frutas", para relembrar a salgalhada étnica daquele país. Imagino que não seja uma sobremesa muito apreciada em Skopje...  

6 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Este blogue é extraordinário! Aprende-se muito! Eu ainda estava no ARYME e não no FYROM, que é, claro , a versão inglesa! Por isso não compreendia!

No ano passado , passei um dia em Olímpia , pela segunda vez. Passei um longo momento em frente do Philippéon, o mais antigo monumento , construído por Filipe II, após a batalha de Chéronée em 338, e, diz-se, terminado pelo seu filho, Alexandre o Grande.

No interior havia cinco estátuas:: Philippe, os seus pais, Amyntas et Eurydice, a esposa Olympias, e o filho, Alexandre.

Quando penso que os reis de Macedónia se consideravam como os antepassados de Heraclès e Hera, e que agora devem batalhar para que o nome do seu "reino" seja respeitado na UE, faz-me sorrir !

Faz falta um outro Alexandre para consolidar o, reino, porque com 25% de Albaneses nas suas fronteiras, duvido da perenidade do "reino"!

Majo disse...

~ ~ ~
~~~~ Rsrsrsrsss...

Não fazia ideia da origem do termo 'macedónia',

que se refere à mistura de frutas ou legumes...

~~~~ Vivendo e aprendendo, caro FSC...

Um episódio diplomático deveras interessante...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Anónimo disse...

Pois durante a presidência portuguesa da CEE em 1992 cada vez que se discutia a Macedônia lá vinha no restaurante a sobremesa...a macedonia. Por sinal num Conselho de Ministros CPE o Samarras fez a melhor defesa que vi até agora da posição grega, que devia lias ser atendida.
Fernando Nreves

Rui Quinta disse...

São histórias que enriquecem este blog e enriquecem o conhecimento de que o lê.

Obrigado,
Rui

ARD disse...

Estive acreditado, durante 3 anos, como Embaixador não-residente em Skopje.
Não será difícil imaginar o equilibrismo semântico necessário.

AV disse...

Região muito interessante, de geografia humana extremamente fluida. Desloco-me com alguma regularidade à capital da Macedónia grega. Há que ter em atenção susceptibilidades múltiplas - não só em relação à outra Macedónia (só há uma Macedónia - a Grega! - o que aliás nos lembram logo no aeroporto, International Airport Makedonia), mas também em relação à vizinha do outro lado (café grego, nunca turco; loukoumi, nunca Turkish Delight; tzatziki, nunca cacik) As susceptibilidades para o lado desta última são ainda maiores, acho. Contaram-me há uns anos que alguns amigos e colegas ainda têm a chave da casa ancestral, agora no lado turco. Sempre achei a ideia comovente.
É uma zona belíssima, de grande calor humano e riqueza cultural. A minha alma gastronómica paira lá, tenho que dizer.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...