segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os portugueses deles

Um dos grandes mistérios que, desde há muitos anos, me atravessa é o critério seguido pela imprensa estrangeira para selecionar as personalidades portuguesas cujas citações usa nos seus artigos sobre o nosso país. Quero crer que tal escolha assente em nomes mais sonantes, em conhecimentos antigos ou, para quantos querem ir um pouco mais longe e não sabem por onde ir, nos amigos de amigos.

Para além das figuras institucionais - figuras políticas, de todos os quadrantes -, que sempre dizem exatamente aquilo que se espera que digam, há no nosso país uma mão-cheia de personalidades que, com maior ou menor regularidade, aparecem referenciadas nos escassos artigos que o Portugal  político suscita. Os períodos eleitorais são as ocasiões de ouro para o brilho internacional desses especialistas em nós mesmos. E, desta vez, claro!, isso não deixou de ocorrer.

Como o jornalismo de oportunidade precisa de um "lead" caricatural, porque não é de bom tom, sobre um país informativamente longínquo, não fazer assentar o texto numa única linha opinativa, tida por representativa do "mainstream", as vozes escutadas entre aspas ecoam quase sempre, embora cada uma à sua estimável maneira, o tom geral com que o artigo pretende mostrar o Portugal por onde o jornalista passou umas horas. E, em regra, pouco mais.

4 comentários:

patricio branco disse...

Na imprensa estrangeira falou se de portugal quando foi o caso maddie...

Anónimo disse...

Mas isso é exactamente o que se passa no país!
Só alguns tem internamente voz!

Anónimo disse...

Caro Snr Embaixador
Alem dos livros de franco nogueira (ja lidos) podera ajudar-me a conhecer melhor a historia da diplomacia portuguesa a partir de 1910 Sou um leigo e gostei da Breve Historia da Diplomaica de portugal do Embaixador Jose Calvet Magalhaes.A talhe de foice este livro ja foi emprestado a mais de uma dezena de LUSO americanos
cmpts do Liberal Correia

Anónimo disse...

Creio que para perceber, um pouco, Portugal talvez ler Malyn Newitt, nomeadamente "Portugal in European and World History". Depois será mais fácil citar acertadamente.
João Vieira