domingo, janeiro 09, 2011

Vitor Alves (1935-2011)

Deve ser geracional: cada vez tenho mais mortos conhecidos.

Vitor Alves é um nome que, nos dias de hoje, pouco dirá a largos setores da opinião pública. Contudo, é pena que se não saiba que foi uma figura que muito contribuiu para a liberdade que abril nos trouxe, nessa magnífica aventura de 1974. Coordenador do programa do Movimento das Forças Armadas, era um homem sereno e de extrema cordialidade, um "cavalheiro" que, em diversas ocasiões, encontrei nos corredores da Revolução, com um sorriso simpático, um discurso e uma prática política de onde esteve sempre ausente qualquer radicalismo.

Um dia, no final dos anos 90, Vitor Alves procurou-me para tratar de assuntos profissionais, recordo-me que ligados à atividade de empresas nacionais em Marrocos. A conversa tinha condições para ser bastante breve. Num instante, vieram à baila os tempos do "verão quente". Os seus olhos brilharam e ali ficámos - o velho capitão de abril e o antigo oficial miliciano - a recordar gentes e factos desses tempos de esperança, por mais de uma hora. Nunca mais o vi.

6 comentários:

Anónimo disse...

"Cada vez tenho mais mortos Conhecidos."
In (FSC :2011)

Também não sei se é só geracional, mas a expressão é tão verdade para mim também, sendo que cumulativamente os meus(Alguns seus) também são queridos saudosos e amigos.

Mas reconheço que o luto da finitude constatada é muito mais fácil e atenuado e compreendido na dor, quando já vimos os Nossos Ir.

Condolências à Família e amigos, fica o exemplo

Isabel Seixas

César Ramos disse...

Vítor Alves, foi dos poucos, como o cap. Salgueiro Maia, que cumpriram o seu brilhante papel e deixaram esbater os louros, que a História não deve esquecer.

É esta humildade que distingue os grandes homens; é injusto terem de morrer... para serem recordados!

Que descanse em Paz
C.R.

Anónimo disse...

Tambem o conheci pessoalmente como organizador dos "10 de Junho".Era um verdadeiro "gentleman" que nao se deveria enquadrar muito no contexto dos "revolucionarios".

Eduardo disse...

Senhor Embaixador:hoje ao abrir este blogue tinha a certeza que nele ia encontrar uma evocação do Major Vitor Alves e ao relevante papel que desempenhou em todo p processo de instauração da democracia no nosso país.
O Telejornal da RTP1 de ontem abriu e dedicou largo espaço ao homicidio do senhor Carlos Castro, e noticiou, de passagem, o falecimento do Major Vitor Alves.
Hoje o seu funeral teve apenas nota de rodapé.
Assim vão os critérios editoriais da RTP para a qual,por via das indemnizações compensatórias,os portugueses contribuiram,ano passado, com 145.866.455 euros.

Armenio Octavio disse...

felizmente, ainda não tenho muitos "mortos conhecidos"

Refiro-me a pessoas que presencialmente conheci, mas sinto que parte da nossa memoria e historia está a desaparecer...

A lamentável que que Portugal se esqueça da sua historia, das suas memorias... para onde caminhamos?

Anónimo disse...

Lamento não ter deixado um comentário à morte de Vitor Alves, em devido tempo.

No entanto, passados estes dias, constatei que teve apenas 5 comentários quando se tratou de um Português que ficará na História de Portugal (se daqui a uns anos não tivermos historiadores a branquearem o passado recente).

São estes pormenores que me entristecem no nosso país, a comunicação social portuguesa não deu o devido destaque à morte de Vitor Alves porque se tem dedicado, com o devido respeito, a notícias sensasionalistas.

Nem na morte se pode ser discreto...

Isabel BP

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...