segunda-feira, março 24, 2025

Margarida Marques

 


1 comentário:

Carlos Antunes disse...

Tive a sorte de conhecer há muitos anos a Margarida Marques no então Ministério dos Transportes e Comunicações do 1.º Governo Constitucional (1976-1978), dirigido por Rui Vilar e por dois Secretários de Estado de excelente jaez, Machado Rodrigues e Crisóstomo Teixeira.
A Margarida Marques foi uma, dos jovens licenciados na altura contratados por Machado Rodrigues para o recém-criado Gabinete dos Estudos e Planeamento (GEP/MTC), com a missão essencial, na sequência daquilo que era o grande desígnio de Mário Soares da adesão de Portugal à CEE/EU, das negociações junto de Bruxelas do “acquis communautaire” no domínio dos transportes e comunicações.
O curioso é que a Margarida Marques, foi de todos os técnicos que no GEP/MTC, estiveram nesses primórdios das negociações de adesão – que posteriormente e legitimamente optaram por carreiras profissionais diferenciadas – a única que se manteve desde sempre ligada aos assuntos europeus e construiu uma carreira brilhante neste domínio – Secretária de Estado dos Assuntos Europeus no XXI Governo Constitucional, deputada ao Parlamento Europeu, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, entre outras.
Por isso, e embora há muitos anos dela afastado, não pude deixar de me regozijar pelo anúncio do lançamento das Obras da Margarida Marques sobre a Europa, de que o Embaixador Seixas da Costa será um dos apresentadores, num evento que será certamente de referência.
Não podendo estar presente, só me resta dar os parabéns à Margarida Marques!


A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...