domingo, março 09, 2025

Pois é!

Parece que vamos mesmo para eleições. Trata-se de uma fuga em frente de Luís Montenegro, que, pela relegitimação que julga ir conseguir através delas, espera poder escapar ao juízo negativo que grande parte do país faz do modo como geriu a triste trapalhada em que se envolveu. Montenegro, que se saiba, não cometeu nenhuma ilegalidade, mas o seu comportamento na questão dos seus interesses empresariais demonstra uma indesculpável leviandade, que se não esperava de um primeiro-ministro e de um político experiente. A paralela exposição de uma rede de conluios entre autarquias, escritórios de advogados e estruturas partidárias, que se soma a outros episódios recentes, conduz a opinião pública a um juízo cada vez mais negativo sobre a integridade do aparelho político, à conclusão de que o país está subjugado por uma inescapável rede quase mafiosa de troca de favores. É com estas e com outras que, daqui a uns meses, só um milagre nos livrará de ver em Belém um totem de cara esfíngica, uma espécie de justiceiro eleito "by default". Nessa altura, os políticos que agora por aí andam bem poderão limpar as mãos à parede pelo lindo serviço que irão fazer à imagem do país.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá ver uma coisa: falar de "imagem" a propósito do Gouveia e Melo quando os partidos do poder apresentam Marques Mendes e António Vitorino...

Aliás, só mesmo nesta terra onde ninguém se preocupa com a "embalagem" é que se pode ignorar o gigantesco problema de imagem (foi um trocadilho), que os dois políticos irão causar ao nosso país. Mas, se querem que Portugal se torne um êxito dos memes na internet, não haverá melhores escolhas.

Anónimo disse...

Fernando Neves
Mais uma vez, os políticos nacionais põem o interesse do país abaixo de todos os outros.

Carlos Antunes disse...

Não estou tão certo assim de que LM não tenha cometido nenhuma ilegalidade.
Três reputados constitucionalistas, os Prof.ºs Vital Moreira, Jorge Reis Novais e Paulo Otero (este último insuspeito de qualquer pertença ideológica à esquerda), todos eles são unânimes de que Montenegro violou lei da exclusividade prevista no regime de incompatibilidades e impedimentos dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, cuja lei impede a acumulação destes cargos com outras funções remuneradas, à excepção das actividades de docência no ensino superior e de investigação.
Não será certamente por acaso que a CPI hoje anunciada pelo PS – cujo agendamento potestativo impede os outros partidos de mudar o objecto da comissão – se centra exclusivamente no cumprimento da exclusividade de funções e das obrigações declarativas e de registo de interesses por parte do primeiro-ministro LM.
Estou, contudo, inteiramente de acordo com a opinião do Embaixador expressa no seu post “Tão Simples” de 8/03/2025, de que a partir do momento em que o PS decidiu hoje avançar com a CPI, só tem amanhã no plenário da AR de se abster na moção (“oportunista”) de confiança apresentada pelo governo de LM.
Cordiais saudações

Unknown disse...

Daqui a uns tempos o Sr. Comendador Fulano encomenda à dita L. Montenegro Unipessoal um estudo sobre o sexo dos anjinhos.
Paga 100.000.
Onde vai cair o "guito"?

Luís Lavoura disse...

O anónimo das 11.57 tem razão: Luís Marques Mendes, pela sua pequenez, e António Vitorino, pela sua barriga, darão de Portugal uma péssima imagem. Henrique Gouveia e Melo, pelo contrário, alto e elegante, dará uma imagem de Portugal que atrairá todas as mulheres (a começar pelas que irão votar nele), e não poucos homens.

Ademais, "totem de cara esfíngica" só se pode referir a um Presidente passado - Cavaco Silva - não certamente ao Presidente futuro, seja ele quem for.

Anónimo disse...

Temos um PM quase a esbarrar contra um muro de betão, percebo bem a sua aflição!! Ainda assim, o PS e o PNS, que parece não perceberam, preparam se para o segurar? Nestes casos de extrema teimosia, quando se dão explicações sem nada explicar, a lata de nos considerar a todos burros! Uma moção de confiança usada como uma rede contra o embate é para o PS se abaster, sim!!! De nada.

O 25 de Abril está de luto

Morreu Carlos Matos Gomes.