segunda-feira, março 17, 2025

Bolsonaro

Bolsonaro, que estará na iminência de ser detido, por implicação na tentativa de golpe para evitar a posse de Lula, continua a ser um fator polarizador de quase metade do Brasil. E é também um embaraço para a direita brasileira, que tem pouco tempo para encontrar um seu sucessor. 

2 comentários:

João Cabral disse...

Quase que aposto que, a ser preso, Bolsonaro será depois solto como Lula foi. Infelizmente, o Brasil está mergulhado nesta embrulhada antidemocrática: o presidente anterior é preso pelo regime do seguinte. Triste país.

Carlos disse...

Prezado Embaixador, com o devido respeito fico perplexo com o seu comentário e lamento discordar da sua avaliação sobre a situação politica do Brasil e a capacidade de sobrevivência da direita no Brasil.

O governador de São Paulo Tarcisio de Freitas é cada vez mais o candidato da direita como mostra uma sondagem recente junto dos apoiantes do antigo Presidente Bolsonaro. Mesmo fora do reduto Bolsonarista, Tarcisio é um engenheiro militar que beneficia duma imagem de "fazedor" com contornos tecnocráticos , participou em várias ações anti-corrupção durante a sua passagem pela CGU (espécie de Auditoria interna do governo federal) e pelo DNIT (Direção Infraestruturas de Transportes) envolvendo entidades próximas dos militares, é um duro em política de segurança, uma área que está no centro do discurso da direita.

https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/03/17/42percent-dos-apoiadores-que-foram-a-copacabana-defendem-tarcisio-como-candidato-de-bolsonaro-em-2026.ghtml

https://www.gazetadopovo.com.br/sao-paulo/desempenho-tarcisio-de-freitas-intencao-de-voto-presidente-contra-lula-2026/

https://www.youtube.com/watch?v=1Rw2NCxeHto

A questão do próximo candidato coloca-se com bastante mais acuidade à esquerda. É que, não se concebe como Lula poderá em 2026 reeditar a coligação que ditou a sua eleição em 2022 (com uma vantagem marginal) em 2022 e não se vislumbra um candidato alternativo ao atual presidente que completa este ano 80 anos! E os resultados das ultimas eleições municipais em 2024 que foram marcados por um avanço significativo da direita (salvo erro, a esquerda no sentido lato do termo averbou apenas vitórias em 3 capitais de Estado - Fortaleza, Recife e Manaus) não são de bom augúrio.

Os caminhos da justiça

Em 2019, numa publicação no Twitter, publiquei um comentário crítico sobre uma atitude de um treinador de futebol que tinha acabado de obser...