Tive a sorte de conhecer há muitos anos a Margarida Marques no então Ministério dos Transportes e Comunicações do 1.º Governo Constitucional (1976-1978), dirigido por Rui Vilar e por dois Secretários de Estado de excelente jaez, Machado Rodrigues e Crisóstomo Teixeira. A Margarida Marques foi uma, dos jovens licenciados na altura contratados por Machado Rodrigues para o recém-criado Gabinete dos Estudos e Planeamento (GEP/MTC), com a missão essencial, na sequência daquilo que era o grande desígnio de Mário Soares da adesão de Portugal à CEE/EU, das negociações junto de Bruxelas do “acquis communautaire” no domínio dos transportes e comunicações. O curioso é que a Margarida Marques, foi de todos os técnicos que no GEP/MTC, estiveram nesses primórdios das negociações de adesão – que posteriormente e legitimamente optaram por carreiras profissionais diferenciadas – a única que se manteve desde sempre ligada aos assuntos europeus e construiu uma carreira brilhante neste domínio – Secretária de Estado dos Assuntos Europeus no XXI Governo Constitucional, deputada ao Parlamento Europeu, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, entre outras. Por isso, e embora há muitos anos dela afastado, não pude deixar de me regozijar pelo anúncio do lançamento das Obras da Margarida Marques sobre a Europa, de que o Embaixador Seixas da Costa será um dos apresentadores, num evento que será certamente de referência. Não podendo estar presente, só me resta dar os parabéns à Margarida Marques!
1 comentário:
Tive a sorte de conhecer há muitos anos a Margarida Marques no então Ministério dos Transportes e Comunicações do 1.º Governo Constitucional (1976-1978), dirigido por Rui Vilar e por dois Secretários de Estado de excelente jaez, Machado Rodrigues e Crisóstomo Teixeira.
A Margarida Marques foi uma, dos jovens licenciados na altura contratados por Machado Rodrigues para o recém-criado Gabinete dos Estudos e Planeamento (GEP/MTC), com a missão essencial, na sequência daquilo que era o grande desígnio de Mário Soares da adesão de Portugal à CEE/EU, das negociações junto de Bruxelas do “acquis communautaire” no domínio dos transportes e comunicações.
O curioso é que a Margarida Marques, foi de todos os técnicos que no GEP/MTC, estiveram nesses primórdios das negociações de adesão – que posteriormente e legitimamente optaram por carreiras profissionais diferenciadas – a única que se manteve desde sempre ligada aos assuntos europeus e construiu uma carreira brilhante neste domínio – Secretária de Estado dos Assuntos Europeus no XXI Governo Constitucional, deputada ao Parlamento Europeu, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, entre outras.
Por isso, e embora há muitos anos dela afastado, não pude deixar de me regozijar pelo anúncio do lançamento das Obras da Margarida Marques sobre a Europa, de que o Embaixador Seixas da Costa será um dos apresentadores, num evento que será certamente de referência.
Não podendo estar presente, só me resta dar os parabéns à Margarida Marques!
Enviar um comentário