quarta-feira, março 19, 2025

"Nicely"


É pelo menos "elegante" a forma utilizada por Donald Trump para se referir à situação das tropas ucranianas em Kursk.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Pois. Tal como já aqui escrevi, Trump tem um grande pó a Zelensky.
Faltou a Trump acrescentar que, se as tropas estão "nicely encircled", isso é em enorme medida culpa da direção ucraniana, que se recusou a fazê-las retirar quando ainda o podia fazer. Teimosamente, não quiseram perder a posição em território russo; acabaram por perdê-la, conjuntamente com alguns milhares de soldados. Lamentemos os mortos, vítimas da incapacidade e teimosia da direção ucraniana.

Lúcio Ferro disse...

Hum, eu tenho andado um bocadinho ocupado. Mas porra, que os sacanas estavam nicely cercados em Kursk não é novidade. Até me constou que houve mudanças no alto comando militar do zelérias à conta disso mesmo.

António disse...

Tudo isto me faz lembrar vários acontecimentos. A guerra colonial portuguesa. Se Portugal tivesse cedido a negociações mais cedo teria havido menos sofrimento. Mas aguentou até estoirar e foi o que se viu. Zelenski faz o mesmo. Podia ter iniciado conversações para a paz mas preferiu (com apoio ocidental) pela guerra até estoirar. Provocando muito sofrimento e mortes de jovens aos milhares, tanto ucranianos como russos. E terá de conceder mais do que concederia há uns tempos. Outro exemplo que me vem à memória é a guerra do Paraguai. E há mais. Mas o exemplo preferido pelos ocidentais é Chamberlain (que não me parece apropriado para este caso).
Os ocidentais apoiaram, pois quem morria e sofria eram os ucranianos e russos.
Zeca

Luís Lavoura disse...

Zeca
Os ocidentais apoiaram, pois quem morria e sofria eram os ucranianos e russos.
Exatamente. O que mostra bem o cinismo e a falta de valores humanistas e cristãos dos "ocidentais". Para eles a vida humana nada vale, se for de ucranianos ou russos. A dignidade humana, o valor supremo da vida humana, o não deixar ninguém para trás, todas essas cantigas lindas são falsas. Para os "ocidentais", russos e ucranianos não são seres humanos: eles são carne para canhão.
(E isto não é verdade somente dos líderes políticos do "Ocidente". É também verdade de toda a população "ocidental" comum que apoiou esta guerra totalmente inútil, que conduzirá a uma situação final grosso modo idêntica ao ponto de partida, com a exceção de que a Ucrânia ficará um tanto mais pequena.)

16 de dezembro de 1965

Faz hoje 60 anos. Tudo começou numa conversa, num passeio ali pela avenida Carvalho Araújo, em Vila Real. Tínhamos 17 anos. A conversa nunca...