sábado, dezembro 28, 2019

Juízos


É muito fácil espalhar indignação pelo sentido de uma sentença judicial, sem se conhecerem os fundamentos detalhados dessa decisão, apenas porque ela vai contra aquilo de que nos convencemos, através de “leads” de notícias que podem ser enganadores. 

Alguns juízes erram, mas é uma palermice pensar-se que os juízes erram por sistema. Populismo é também isso.

2 comentários:

João Cabral disse...

A começar por certa esquerda, que não hesitou em taxar todo o sistema de machista pela decisão um juiz. E depois também há o propalado racismo estrutural. Generalizações que se apressam a condenar noutras áreas. Mas populistas só há os de direita, parece.

Anónimo disse...

Está a falar daquela sentença de um tribunal dos Açores? Pelo que já foi noticiado, é patente que houve um erro grosseiro. Foi precisamente isso mesmo que disse o Tribunal da Relação. Não percebo, por isso, o sentido dessa parte do post. Os jornais transcreveram mal a decisão do Tribunal da Relação? Quanto ao facto de alguém ter dito que os juízes erram por sistema, não entendo igualmente. Quem é que disse isso?

Agostinho Jardim Gonçalves

Recordo-o muitas vezes a sorrir. Conheci-o no final dos anos 80, quando era a alma da Oikos, a organização não-governamental que tinha uma e...