segunda-feira, dezembro 02, 2019

O bife da madrugada


Já são quase quatro da manhã. Estive a preparar um texto que vou apresentar amanhã à tarde, num determinado contexto. A esta hora, missão cumprida (e foi comprida), sei lá bem porquê, deu-me vontade de ir comer um bife. (A Greta só chega na 3ª feira, pelo que ainda dá para uma “pegada carnívora”). O Snob já fechou, o Outro Tempo Bar encerra aos domingos e o Café de S. Bento já está a dormir. Lá longe, o Império jaz sob a IURD, a Portugália está apagada.

Nos anos 60, quando estudava e vivia nos Olivais, ficava às vezes com um amigo a estudar até muito tarde. Se as massas davam para isso, a meio da madrugada, saíamos a pé pelos Olivais adiante e íamos cear uma bifalhada das antigas a um restaurante que ficava aberto 24 horas por dia na bomba de gasolina da Rotunda da Encarnação. Alguém se lembra do lugar? Deixo a imagem.

E pronto! Como, pelos vistos, não há condições para um pecado da carne, vou dormir!

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

Comer carne antes de ir dormir é muito mau para o sono. A digestão é difícil e perturba o adormecer.
Coma antes uns tremoços, é muito mais digesto.

Anónimo disse...

Estudei muitos anos pela noite dentro, mas sair de casa para ir comer nunca me passou pela cabeça.

João Cabral disse...

E é uma coisa tão simples de resolver, senhor embaixador: coma o seu bife em casa.

Anónimo disse...

Quando estudava para os exames fazia sempre noitadas, na maioria das quais com mais um ou dois colegas. Na maioria das vezes parávamos pelas duas ou três da manhã para comer algo, ou em casa, se a minha mãe nos tinha preparado algo, ou então num agradável snack-bar que fechava pelas seis da manhã e que tinha uns excelentes rojões e outros simpáticos petiscos que nos retemperavam.

Nessas noite de estudo o acompanhamento era leite, coca-cala ou uma ocasional imperial bem fresquinha e algumas bicas.

anamar disse...

Ah..., bons tempos . Na Figueira da Foz, havia também uma bomba de gasolina, perto da estação, de onde se partia para Aveiro ou Coimbra. Quatro da manhã. Bem bom . Bife de belissimo molho com ovo a cavalo . E os belíssimos bitoques por Coimbra? Uhm....

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .