sexta-feira, outubro 23, 2015

Mariano Gago


Tive imenso gosto em participar ontem, no Grémio Literário, numa iniciativa do Centro Nacional de Cultura, onde, com a presença de personalidades ligadas ao trabalho internacional de José Mariano Gago, desaparecido em abril, foram revisitados aspetos da vida e da obra daquele que, quase unanimente, é considerado a personalidade portuguesa que mais contribuiu para o avanço da cultura e divulgação científica em Portugal.

Na minha intervenção, em que nomeadamente abordei o papel que Mariano Gago teve na formulação de algumas das dimensões mais criativas da Estratégia de Lisboa, em 2000, referi também o reconhecimento do seu trabalho que pude testemunhar por parte da UNESCO, num encontro que ambos tivémos com a respetiva diretora-geral, Irina Bukova, em finais de 2012.

Portugal não costuma mostrar o reconhecimento devido a quem bem o serve. Felizmente, no caso de José Mariano Gago, as instituições nacionais têm-se mostrado à altura da imensa qualidade de um académico que se revelou também um político de grande visão. Era um dever fazê-lo, mas muitas vezes isso não é feito.  

4 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Tem toda a razão!

Eduardo Saraiva disse...

No passado Dia de Portugal o Presidente da República, ao atribuir uma condecoração, distinguiu o cidadão Mariano Gago.

Isabel Seixas disse...

Sem Sombra de dúvida Senhor embaixador, um Senhor que reduziu as distâncias entre ensino superior Politécnico e Universitário, que ampliou a possibilidade de sonhar com a frequência do ensino superior mesmo aos mais carenciados, que valorizou a investigação e a prática pela evidência cientifica, que ansiou por uma sala de aula de respeito pelas aprendizagens dos estudantes e não só com o debitar de matérias do professor autoridade máxima para o ensino de alunos sem participação ativa no processo ensino aprendizagem.

António Pedro Pereira disse...

Caro Senhor Embaixador:
Deixo aqui as minha reflexões a propósito do seu texto, as quais partilhei com os meus amigos.
«Notas soltas a propósito do texto abaixo, no blogue «duas ou três coisas».
O que convém esquecer quando se fala da herança dos governos de Sócrates.
Porque borra um bocado a pintura da narrativa sobre as PPP (e o resto das suas megalomanias, Ota e etc.)
Logo, esquece-se que foi a política científica visionária, traçada em 1990 por Mariano Gago com o Manifesto para a Ciência em Portugal, que nos permitiu ombrear cientificamente com os países mais avançados do mundo em muitas áreas científicas, apesar de sermos uma aldeia de 10 milhões.
E apenas com 3,4% do PIB gastos neste «devaneio».
(Ver também: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/manifesto-para-a-ciencia-em-portugal-de-jose-mariano-gago-25-anos-depois-1695779)
O que tem permitido que milhares de portugueses, convidados a «sair da sua zona de conforto» emigrem e arranjem emprego sem ser só a lavar escadas, ganhando experiência muito útil para um futuro regresso ao país, se invertermos este trajecto de definhamento em que mergulhámos (parece que com gosto para alguns).
E convém ainda esquecer o início o ataque a alguns interesses corporativos então movidos pelo governo, no que foi aplaudido por muitos que depois lhe desencadearam uma guerra sem quartel.
Passaram, então, apenas a falar das PPP (ou política do betão inaugurada com o CCB, a Ponte Vasco da Gama e a EXPO98, por exemplo, por uma intocável figura da nossa praça) e dos restantes dislates governativos.
E esquece-se também a razão mais relevante para a dimensão da nossa crise de finanças públicas (a crise financeira mundial, apenas com paralelo na de 1929), assim como a história do crescimento anémico da nossa economia desde 1995, em especial a partir de 2001 e da entrada na moeda dos países ricos (o euro), com o aplauso dos que agora criticam os efeitos dessa entrada.
É a chamada argumentação de geometria variável.
Só se invoca o que nos interessa (às vezes com os mais enviesados propósitos).

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...