domingo, outubro 11, 2015

Geoffrey Howe


Morreu Geoffrey Howe, uma importante figura do conservadorismo britânico. 

Ministro das Finanças e dos Negócios Estrangeiros foram apenas dois dos cargos relevantes daquele que chegaria a "número dois" de Margareth Thatcher, de quem acabaria por se distanciar por discordâncias profundas sobre questões europeias. No seu livro de memórias (sem um especial interesse) "Conflict of Loyalty", ele detalha essas divergências.

Howe era uma figura suave, tanto que o trabalhista Dennis Healey, que o havia antecedido nas Finanças, disse um dia que receber um ataque de Howe era como ser "savaged by a dead sheep".   

8 comentários:

Anónimo disse...

mas foi um discurso do carneiro mal morto que precipitou a queda da Mrs Thatcher...

ab

JRyder

Anónimo disse...

Neste momento aceitam-se apostas para saber quem será o futuro MNE de Antonio Costa. Luis Sa já não está vivo, Vital Moreira já é um trânsfuga, Mario Ruivo já lá esteve. Mas anda lá perto. Está quente. Resposta a este apartado.

Anónimo disse...

Sim, como nota JRyder, foi o discurso de resignação de Howe que levou à queda de Margaret Thatcher. Criticando as posições dela em relação à União Europeia, na sequência do famoso discurso do 'no, no no!' que minou muito do anterior trabalho dele como Foreign Secretary e das negociações com a União Europeia, disse, usando uma metáfora do cricket, "it' like sending your opening batsmen to the crease, onde to find...that their bats have been broken before the game by the team captain". Foi um discurso devastador do qual a liderança dela nunca recuperou. Cuidado com carneiros mal mortos...

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! Francisco, essa sua tremenda memória!
Mas sempre lhe digo que, cá por mim, a vida ensinou-me a ter muito cuidado com os mansos. E não me tenho dado mal com a cautela...

Abraham Studebaker disse...

Anónimo das 07:01 - Depois do destrunfe que faz, creio só restar o Tiririca,com quem a coisa pior não fica... pessoas com o terror do totalitarismo comunista estão fora de escrutínio,e estão muito bem, porque são mais puros que era o Aldo Moro!

AV disse...

Correcçāo, com desculpas: "it's like sending your opening batsmen, only to find [..]"

Ana Vasconcelos

Anónimo disse...

E afinal Dennis Healey e Geoffrey Howe acabaram por morrer ambos em Outubro, com 6 dias de diferenca, Healey com 98 anos e Geoffrey Howe com 88.Ironias...

Aparentemente apos o discurso de Geoffrey Howe, Dennis Healey ter-lhe-a dito "I didn't know you had it in you" (Rhodri Morgan,"The Independent)

Bom inicio de semana

F. Crabtree

Ferreira da Silva disse...

Sr Embaixador,
Muito obrigado pelos seus excelentes textos que nos vem deixando.
No mesmo dia em que publicou este acerca de Sir Geoffrey Howe, o seu amigo Ferreira Fernandes, no DN, assinou um texto intitulado por "Um derby de chihuahuas".
Nele faz referência ao mesmo caso que o Sr Embaixador aqui nos deixou só que, e é isto que trago à consideração, numa perspectiva completamente distinta: ter-se-ia tratado como que um "insulto polido".
Enfim, distintas leituras possíveis de uma mesma declaração.

Ferreira da Silva

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...