quinta-feira, outubro 29, 2015

Novas eleições?

Anda por aí uma agenda temporal estranha, ligada à hipótese de Cavaco Silva, em caso de derrota do governo minoritário do PSD/CDS, optar por não indigitar António Costa. 

Nessa eventualidade e segundo tais "contas", um governo de gestão teria de permanecer até junho de 2016, o período constitucional mais cedo possível para um novo sufrágio para a Assembleia da República.

Acho muito estranho que se alimente este tipo de especulação, em que comentadores e imprensa estão a embarcar, e que só contribui para projetar 2016 como um ano de incerteza, dando de Portugal a imagem de um país mergulhado numa prolongada crise. 

Mas por que diabo terá de haver novas eleições legislativas? Nada impede o novo presidente, que tomará posse em 6 de março, de nomear de imediato António Costa, aceitando a solução que Cavaco Silva recusou. Seguramente que Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa assim o farão. 

Resta assim Marcelo Rebelo de Sousa. Haveria que perguntar-lhe o que fará se acaso tal circunstância vier a obrigar a uma sua decisão. Prefere manter um governo de gestão? Porque é que ninguém lhe coloca a questão?

5 comentários:

septuagenário disse...

Eleições novas? Mas não está metade do PS e metade do País em cima do muro à espreita?

A ansiedade de ver o Costa, o açoreano e o reciclado Ferro Rodrigues em acção, é geral.

Uns a roer as unhas à espera da «estabilidade e transparência» outros a esfregar as mãos à espera do estampanço.

Só não está em cima do muro, à espera de eleições, os que são abstencionistas.

António Azevedo disse...

Numa imagem económica o que está a acontecer em política é uma OPA hostil de uma “sociedade” PàE (Portugal à Esquerda) sobre a “empresa” “o governo”. Resta saber se há garantia do cumprimento das obrigações assumidas pelo ofertante.
Mas em política, como não há papéis (valor de ações), e mesmo com papéis é o que se sabe, cada um diz que do seu lado estão garantidas todas as obrigações e que do outro não está nenhuma.
Isto costumava-se resolver com eleições. Mas como a tradição já não é o que era, qualquer cenário é possível com o povo a assistir “de bancada”!
antónio pa

aamgvieira disse...

Ninguém pode, por muito tempo, ter um rosto para si mesmo e outro para a multidão sem no final confundir qual deles é o verdadeiro.

A censura aos jornalistas já faz lei em Portugal. è o progresso dos iluminnati.

alvaro guerreiro disse...

eu se fosse o prof. cavaco indigitaria o Girómino da foicinha e marreta para formar governo. Como o partido mais votado não arranja maioria eu começaria por o último da lista, com a desculpa bíblica que os últimos serão os primeiros. Mais a mais o Girómino merece pois ao fim de 40 anos de tantas "lutas" carago o home já tem direito! è so atentar e ver o destroço que se vê nele, muito magro, com o fato a dançar na cruzeta dos ombros, com olheiras que bastam,dentadura a reluzir, só avultando a farta cabeleira bem adubada com o *Minoxidin. Aconselho que o nomeiem P.M., antes que vire esqueleto que tanto desgaste bem o faz merecer

opjj disse...

Acho que Marcelo lhe vai responder.
Cá por mim Cavaco renunciava e o problema resolvia-se. Tem um senão,,pois ficava em desvantagem com os ex-presidentes, ficava sem palácio, sem despesas, sem pópó, sem chouffer, etc.
Vamos ver!
Cumps.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...