sábado, novembro 06, 2010

Church's

Um anúncio no "Le Figaro" de ontem trazia uma fotografia de uns sapatos "Church's", aquela clássica marca inglesa que tem a fama de ser eterna (não é, posso garanti-lo). Em Paris, há três lojas da marca. Hoje, investiguei o preço do produto anunciado: proibitivo! Não pude, assim, levar à prática aquela asserção do precetor austríaco do rei dom Manuel, que andava sempre equipado com os mais caros produtos de vestuário e calçado, explicando: "Não sou suficientemente rico para poder comprar coisas baratas".

Um dia, nos anos 90, em Londres, tive a jantar em casa uma colega - hoje embaixadora - e o seu pai, uma figura encantadora que, como a muitos aconteceu, recorreu aos médicos britânicos como última esperança para uma doença cancerígena que o minava. Infelizmente com razão a curto prazo, o parecer médico não deixou espaço para nenhumas ilusões. Ficou-me na memória afetiva, para sempre, a ironia triste, mas com admirável "panache", com que o pai dessa minha amiga, no final do jantar, me disse que, nessa tarde, comprara uns Church's: "Sabe, dizem-me que duram 20 anos. É tempo suficiente..."

14 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

UAouhhh....um post sobre moda...e elegância masculina...amigas bloguistas e isto hoje é p'ra nós ! : )))

Senhor embaixador se os Church's sao caros o que dizer entao dos J.M. Weston ou dos Berlutti (estes também tiveram direito hoje a pagina no "Le Figaro-Magazine") ?

PS E alerta mais uma vez aos cavalheiros...para que permaneçam sempre "handsome" nao se esqueçam : NUNCA, MAS NUNCA peugas brancas !
Senao correm o risco de pensarmos que têm os pézinhos engessados : )))

PS2 Quanto ao "proibitivo"..."quand on aime, on ne compte pas" ; )

Julia Macias-Valet disse...

BERLUTI- têm so un 't" bottier é que tem 2 !

Autant pour moi !

Herculano disse...

nao sao eternos mas os meus duraram 25 anos!
infelizmente, o preço é tao probitivo que...

Cunha Ribeiro disse...

História lindíssima. Parabéns.

patricio branco disse...

nunca mais ouvi falar nos ballys suiços, tenho um par há 18 anos que ainda resiste (embora de uso real talvez tenham uns 9 anos).

Helena Sacadura Cabral disse...

Julia e os Ferretti com que presenteei, uma vez, o meu marido?!
E, suprema delícia, não estou nada arrependida...Duraram mais os sapatos!
:-)))

Anónimo disse...

A durabilidade preconizada para a moda é sazonal, ainda se possível mais efémera para poder colmatar interesses económicos, a relação custo benefício durabilidade, dilui-se para quem quer andar na moda.

Já o espaço de evasão finitude pré anunciada, pode fazer sentido do ponto de vista do deambular materializado à la long em corpo espírito com o conforto e qualidade(convencional) do bom gosto...
"Proibitivo"...Aí está algo relativizado na Iminência de morte.
Isabel Seixas

Unknown disse...

Chamavam-lhes os "Rolls-Royce" dos sapatos, embora haja muita gente que prefira carros diferentes do RR. Disseram-me uma vez que o J. M. Keynes, por ser muito alto, só calçava "Church's" e feitos sob medida.

Julia Macias-Valet disse...

Helena, Ferretti so conhecia a Alberta.
E depois conheço a Ferrari e os Ferrero Rocher : )

Anónimo disse...

Disto tudo o que conheço mesmo, com conhecimento de causa ,são os Ferrero Rocher ( Os únicos acessíveis à minha bolsa ).Ainda assim prefiro os Mon Chéri. Que delícia!!!
Isabel

Anónimo disse...

Olá

Não faço ideia do preço proibitivo, mas conheço muitas pessoas com o salário médio Português 600€.

Espero que seja suficiente para uns...

Cumprimentos

Arménio Carvalho Ribeiro

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai Julia, alguma coisa aqui eu teria de lhe dar a conhecer. Mas a Alberta pertence ao empório de que falei.
Quanto aos Ferrero, os Mon Cheri, são uma delícia.
Os Ferrari nem tanto. Sobretudo se forem vermelhos!
Não posso estar mais de acordo quanto ao "quand on aime, on ne compte pas". Por isso, no meu caso, a falta de arrependimento.

Anónimo disse...

Elegância e chique absoluto!

E as palmilhas são da mesma cor ?... Provavelmente.

C.Falcão

Julia Macias-Valet disse...

Cara Helena, tenho aprendido imensas coisas com a Milady (como lhe chama a Margarida ; )
Por exemplo, acabo de aprender que a Alberta...teve certamente um empurraozinho da famiglia...o que deve dar um certo jeito. Pena tenho eu que o meu Macias nada tenha a ver com o Enrico : ))) A esta hora no minimo era Mezzo Soprano : DDD

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...