sábado, janeiro 02, 2016

Mundo islâmico

Quando os americanos, sob o falso pretexto da existência de "armas de destruição maciça"*, atacaram o Iraque, muitos comentadores responsáveis alertaram para o risco de uma desagregação desse país poder ter consequências catastróficas para toda a região e, muito em particular, poder afetar o equilíbrio entre Bagdad e Teerão. Viu-se que tinham carradas de razão. A noção de que as grandes "obediências" muçulmanas - shiitas e sunitas - pudessem vir a agravar a sua tradicional conflitualidade estava também presente nesses avisos, que a "intelligence" americana desprezou, por irrelevante.

Se se olhar para a tensão nas últimas horas entre o Irão e a Arábia Saudita pode perceber-se que essa realidade está cada vez mais presente e sabe-se lá até onde poderá chegar.   

(*a propósito: à época, um opinador luso disse que, se acaso não houvesse "armas de destruição maciça" no Iraque, se passearia nu pelo Rossio. Creio que ninguém é "demandeur" do espetáculo, mas será que nunca mais voltou a opinar sobre o assunto?)

3 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Que de verdades neste "post" Senhor Embaixador! Gosto muito do último paragrafo ! O"corajoso" não aparecerá porque está frio! E é por isso que é pena que se possa comentar "anonimamente" !

Quanto à tensão entre a Arábia Saudita e o Irão, claro que o sisma entre sunitas e shiitas vai arrastar-se como as guerras entre os protestantes e os católicos na Irlanda se arrastaram durante séculos, até há pouco!

Os Americanos não são sensíveis a estes problemas de religião, na medida em que os negócios prosperam! São incapazes de analisar a evolução das civilizações, porque estes problemas são ocultados pela geoestratégia. E nesta são os interesses económicos que predominam. Ao ponto de fechar os olhos aos crimes perpetuados na Arábia Saudita , onde esta semana decapitaram ainda 47 pessoas, entre as quais um opositor ao regime, contra todas as regras democráticas, enquanto que os EUA são supostos estar à cabeça dos defensores no mundo dos valores da democracia.

Vamos lá explicar aos Americanos que podemos distinguir , se nos limitamos ao pensamento ocidental, aquele que se construiu à volta do encontro do monoteísmo bíblico e do racionalismo grego, duas formas religiosas do universalismo, o Cristianismo e o Islão, e uma forma secular do universalismo, as Luzes. Mas as Luzes para os Americanos são aquelas que brilham a Wall Street.

Anónimo disse...

Sr. Embaixador,

Não é verdade que a intelligence Americana tenha desprezado o assunto. Sucede que quem procedia a análises contrárias era afastado pela Administração Bush ou via o seu nome filtrado à imprensa.

Anónimo disse...

Caro Joaquim de Freitas, o "corajoso" não é anónimo - chama-se Vasco Rato, presume de intelectual, é amigo do anterior 1º ministro e foi nomeado por este para presidir à FLAD.É também a prova viva de que há casos -excepcionais!- em que devemos estar gratos pela falta de palavra.
MPDAguiar

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...