sexta-feira, março 27, 2015

Carreira diplomática


Nunca por aqui fiz publicidade. Pois, hoje, vou fazer.

Daqui a dias, iniciar-se-á da Universidade Autónoma de Lisboa um curso de preparação para os futuros candidatos à carreira diplomática. Assegurarei a direção desse curso, que conta com qualificados académicos nas áreas temáticas que fazem parte da prova.

Para quem quiser saber mais sobre o concurso, pode fazer link aqui.

As pessoas interessadas no curso de preparação promovido pela UAL devem ligar aqui.

8 comentários:

Unknown disse...

Caríssimo Chico

Não devo chegar aí a tempo de participar, pese embora a minha vetusta idade.

Mas, se for possível, tentarei assistir a umas aulas.

Senhor Director: Posso?

Abç picante

E se servir para alguma coisa posso dar uma aulita sobre o Oriente e em especial Goa... Senhor Director: Posso?

Abç

Uva Passa disse...

Muito obrigada pela partilha.
O que eu adorava frequentar o curso, e seguir a carreira diplomática, mas temo o meu inglês, temo muito.

Anónimo disse...

Caro Embaixador, sabe quando será aberto o concurso e quando serão os exames?

Anónimo disse...

Estes futuros colegas não irão ter uma carreira fácil. Desde o meu tempo que tem sido sempre a piorar.
a) D. Luiz da Cunha

Anónimo disse...

Universidade Autónoma !!! Fantastico, para quem há dias fez chacota dos portugueses que cursaram lá fora, França, Inglaterra, EUA ...
Felicidades aos diplomatas...

Anónimo disse...

Lamento dizer, mas começam mal.
"CURSO DE PREPARAÇÂO À CARREIRA DIPLOMÀTICA"???
Mas que português é este?

No meu tempo avaliava-se a expressão oral e escrita nos vários exames de acesso à carreira diplomática. Julgo que hoje esse é ainda um factor a ponderar na escolha dos candidatos. Mas como se pode pedir a um candidato que se exprima correctamente na língua de Camões, se o curso que o prepara tem um título com erros em Portugês?

Como diria a minha mãe: quem se prepara, prepara para alguma coisa.
Temos pois como alternativas:
"CURSO DE PREPARAÇÂO PARA A CARREIRA DIPLOMÀTICA"
."CURSO DE ACESSO À CARREIRA DIPLOMÀTICA".
De entre outras.
Senhor Embaixador, o senhor que escreve num excelente português, alerte os promotores deste curso para a ignomínia linguística que leva o seu nome.

jose Martins disse...

Senhor Embaixador,
Alegro-me!
Infelizmente, muitos, maçaricos que aturei, nos meus 24 anos ao serviço da diplomacia na embaixada de Portugal em Banguecoque essa gente não nasceu para diplomatas,mas para qualquer coisa na vida... Um que servi nem sequer sabia furar (para arquivar) uma folha A4.
Mas além de eu os ensinar eram prepotentes, malcriados e vaidosos do estatuto que lhes tinha sido dado pela forma de compadrio ou nos modos: "mete lá o meu rapaz..."
Não penso que isso irá à avante... A carreira diplomática é um feudo, muito semelhante à carreira dos "Capitães da Índia"
Saudações de Banguecoque

Bella disse...

Tenho imensa pena de só agora ter encontrado este tipo de curso de preparação para o concurso deste ano.
Fiquei profundamente triste, mas agora resta-me continuar a preparação sozinha.
Muitos parabéns pela iniciativa.

Atenciosamente,


Isabel

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...