Emmanuel Demarcy-Mota recebeu na passada semana, as insígnias da "Légion d'honneur", a mais prestigiada das condecorações francesas. Tive o gosto de estar presente, como seu convidado, nesta cerimónia, representando um país que o Emmanuel sempre identifica e reivindica publicamente como seu, a par da sua orgulhosa cidadania francesa.
Já aqui se falou, por mais de uma vez, de Emmanuel. Mas creio que muitos portugueses desconhecem ainda que o teatro, em França, tem hoje um cidadão luso-francês como um dos seus maiores expoentes. Com apenas 41 anos, o atual diretor do "Théâtre de la Ville" tem já uma impressionante carreira, feita de grandes sucessos. Mas gostava de sublinhar, porque sou disso uma testemunha privilegiada, que Emmanuel Démarcy-Mota tem sido igualmente o empenhado promotor de uma dedicada cooperação com várias instituições artísticas portuguesas. Também, nós, por isso, lhe devemos uma palavra de gratidão, que aqui quero deixar registada, a par de um abraço amigo de felicitações.
No agradecimento ao ministro Frédéric Mitterrand, Emmanuel Demarcy-Mota prometeu "travailler plus pour partager plus", uma expressão que é uma subtil e não inocente evolução do "travailler plus pour gagner plus", que o agora cessante presidente da República lançou, em 2007, como lema programático para a sociedade francesa durante o seu mandato.
6 comentários:
Obrigada "pour partager" connosco, esta homenagem que a França prestou a este luso-francês. Informa e cultiva-nos.
Grato, como sempre, por revelar personalidades como esta de Emmanuel. De salientar a sua máxima "travailez plus pour partager plus, o que é bem raro neste mundo egoísta e individualista. Abraço,
Gilberto Ferraz
Que coerência de beleza entre o que diz "Emmanuel claro" e a sua expressão facial... Hum também me orgulho que ostente ser Português.
Partager plus.
Esperemos bem que sim.
A volta tem que ser dada já.
Quem sabe faz a hora não espera acontecer.
É tempo de mudança.
Respeitosos cumprimentos.
Guilherme.
Olhe sr. Embaixador a propósito da Sua grande benemérita altruista e embaixadora do espirito de Abril, partilha de saberes e cultura aprendi ou reaprendi a palavra Partager... Obrigada
Também estou muito grata aos Franceses por partager(em) as suas vagas de enfermeiros e colmatarem a necessidade de emprego(e sobrevivência) dos nossos .
Quem diz enfermeiros diz outros profissionais obviamente...
E que dizer do (também Emmanuel) Guy-Manuel de Homem-Christo, uma das duas faces dos Daft Punk que, podem não ser da "alta cultura", mas são conhecidos por todo o mundo?
Enviar um comentário